Valécio Granjeiro, de 42 anos, não pode mais dirigir em estradas, ruas ou quaisquer áreas públicas — e menos ainda em dunas. Apesar de os montes de areia serem vias inusitadas, foi justamente em um desses lugares que ele perdeu a habilitação, depois de “alçar voo” com uma picape em Aracati, no litoral do Ceará.
+ Conheça Curiosamente e descubra o que esconderam de você
Registrada no sábado 17, a cena viralizou nas redes sociais e alcançou, inclusive, as autoridades de trânsito. Resultado: Granjeiro foi autuado por demonstração de manobra perigosa.
As punições para esse tipo de infração, classificada como gravíssima, incluem a suspensão da carteira de habilitação e uma multa de quase R$ 3 mil — e essa é apenas uma fração do prejuízo. Ao tocar o solo, o veículo praticamente se despedaçou. Era uma Ranger Raptor, avaliada em cerca de R$ 500 mil.
Voo acabou com a picape
As imagens mostram vidros quebrados, para-choque avariado, capô amassado, caçamba em frangalhos, quatro pneus estourados e todos os airbags acionados. Granjeiro desmaiou com o impacto e foi direto para o hospital. A força do choque chegou a 26 mil quilos-força, segundo cálculos do professor de Física Luan Ângelo.

O salto levou a picape a uma altura de quase 10 metros, atingindo uma velocidade estimada entre 130 km/h e 150 km/h — muito acima do limite seguro para as dunas, até nos desertos mais extremos.