Cerca de 85 milhões de brasileiros (41% da população), estão em domicílios com algum grau de insegurança alimentar. Os dados foram revelados nesta quinta-feira, 19, pela Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e foram coletados entre 2017 e 2018.
Leia também: “Governo estuda erradicar a pobreza com recursos das privatizações”
A insegurança alimentar leve atinge 27% dos habitantes do país, ela é caracterizada pela preocupação ou incerteza quanto o o a comida no futuro, além da queda do padrão das refeições. A moderada, quando a quantidade e qualidade dos alimentos está comprometida, chega a 13,9%.
O trabalho aponta que metade das crianças com menos de cinco anos (6,5 milhões) viviam em lares com algum grau de insegurança alimentar, e 5,1% estavam gravemente afetadas.
“Quando um domicílio tem insegurança alimentar grave, há uma restrição maior de o aos alimentos, com uma redução da quantidade consumida para todos os moradores, inclusive crianças, quando presentes”, comentou André Martins, gerente da pesquisa. “E nesses lares pode ter ocorrido a fome, situação em que pelo menos alguém ficou o dia inteiro sem comer um alimento.”
O custo da alimentação
O estudo revelou ainda que o custo médio mensal com a alimentação básica de quem está em situação segura foi de de R$ 247,46, enquanto para os inseguros esteve em R$ 153,49.
Tendências na população
A escolaridade se mostrou um fator agravante. Metade da população que vive em lares chefiados por pessoas com o ensino fundamental incompleto convive em condições de insegurança alimentar, e 17,5% onde a pessoa de referência tinha o ensino superior completo.
Entre os 41% da população com dificuldade para conseguir o regular às refeições básicas, 28,4% são de famílias chefiadas por negros ou pardos, e 12,1% por brancos. Dos lares com insegurança alimentar grave, 51,9% são conduzidos por mulheres.
reportagem com teor esquerdióta!
Que reportagem!
INSEGURANÇA é caracterizada pela PREOCUPAÇÃO ou INCERTEZA?
Artur Piva, tenho uma péssima notícia para te dar! 100% dos humanos tem insegurança de vida!
A propósito, o feijão esta de dar “água na boca”.