O cabo da Polícia Militar (PM) José Silveira dos Santos, do 2º Batalhão de Ações Especiais (Baep), foi assassinado durante um patrulhamento, nesta quarta-feira, 7. O crime ocorreu no bairro Jardim São Manoel, em Santos (SP).
De acordo com a Polícia Civil, um dos criminosos que atiraram em Silveira pulou do 4° andar de um prédio e morreu. No episódio, um sargento da PM foi baleado na cabeça e está em tratamento no Hospital da Santa Casa.
Leia também: “PM é assassinado a tiros durante briga no Piauí“
Por volta das 13 horas, a PM comunicou, em nota, a morte do cabo Silveira. A corporação classificou a ação como “ataque covarde de criminosos”. O policial levou um tiro na lateral do abdômen e não resistiu aos ferimentos. Ele é o terceiro policial morto na Baixada Santista em 12 dias.
A Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu os dois criminosos. Um deles morreu no local, e o outro foi encaminhado ao Hospital Santa Casa de Santos.
Com profundo pesar, a Polícia Militar comunica a morte do Cabo PM Silveira, do 2⁰ BAEP, vítima do ataque covarde de criminosos nesta quarta-feira (7), em Santos/SP. Estendemos nossas condolências e reforçamos nosso apoio à família, amigos e à comunidade policial-militar. pic.twitter.com/I8qm3e1Qd1
— Polícia Militar do Estado de São Paulo (@PMESP) February 7, 2024
Soldado da Rota é assassinado a tiros em São Paulo
A morte de Silveira entra para uma sequência recente de assassinatos de policiais. Durante uma operação militar, o soldado das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) Samuel Wesley Cosmo foi morto a tiros, na segunda-feira 2, em São Paulo.
É o segundo soldado da Rota morto em apenas seis meses. Em julho de 2023, bandidos assam o soldado Patrick Bastos Reis, de 30 anos, durante uma ação no Guarujá.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Com a morte dos policiais, uma nova fase da Operação Escudo começou na Baixada Santista. As ações na região tem como objetivo localizar e prender os envolvidos pela morte dos policiais. Conforme a Secretaria de Segurança Pública, sete pessoas morreram em confrontos com a polícia.
Leia também: “O PCC montou um bunker no Guarujá”, entrevista com Tarcísio de Freitas publicada na Edição 179 da Revista Oeste
Enquanto bandido continuar sendo tratado como um bebê coitado que a frio ou fome dentro dos tribunais isso não vai mudar. Mais boa parte da Sociedade hipócrita que acha que bandido mata apenas policiais logo saberá que a realidade é bem outra. Basta apenas uma oportunidade.
Meus sentimentos de profundo pesar a todos os Policiais, a sociedade de bem e seus familiares – os que mais sofrem.
Quem foram os FDP que “gostaram” da notícia?
Isso é guerra, tem de varrer esses criminosos do mapa e os que os protegem tb
Divulguem o numero de soldados assassinados. Isto não seria um policidio?
Tristeza.