O Estado de São Paulo vai ampliar sua infraestrutura aeroportuária com a construção de um novo terminal internacional, em Olímpia, no norte paulista. A previsão é que as obras comecem ainda no primeiro semestre deste ano.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo a istração municipal, a pista terá 2,1 quilômetros de comprimento por 45 metros de largura, com possibilidade de extensão futura para até 2,5 quilômetros. A estrutura foi projetada para acomodar o crescimento da demanda ao longo dos próximos anos.
O empreendimento deve contar com um pátio de 200 metros, capaz de receber até seis aeronaves de grande porte simultaneamente. A estimativa é que o complexo consiga movimentar cerca de 1 milhão de pessoas anualmente. Também está prevista a operação de voos de carga.
Infraero lidera implantação do novo aeroporto
A execução do projeto ficará a cargo da Infraero. O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou em outubro de 2024 a autorização que concede à estatal o direito de istrar o espaço.
Além de coordenar a implantação, a empresa também é responsável pelos estudos técnicos. Os levantamentos consideram fatores como vocação turística, perspectivas econômicas e o nível de saturação dos aeroportos próximos.
O investimento inicial será de R$ 500 milhões, vinculados ao Programa de Aceleração do Crescimento. Os recursos serão utilizados para as obras e para o desenvolvimento da estrutura operacional do futuro terminal.
A área escolhida fica a 20 quilômetros do centro urbano. O local deve contar com uma edificação de pouco mais de 2 mil metros quadrados. A prefeitura informou que o projeto já possui CNPJ e CEP definidos.
Novo aeroporto fortalece rede internacional no Estado
Com a nova unidade, São Paulo ará a ter cinco aeroportos com status internacional. Os principais atualmente são Guarulhos (Cumbica) e Campinas (Viracopos), além das operações em São José dos Campos e São Carlos.
Já o Terminal de Congonhas, na capital, segue com planos de retomar voos ao exterior, suspensos desde a década de 1980. A chegada do novo aeroporto a Olímpia amplia a cobertura aérea e fortalece a logística no interior do Estado.
+ Leia também: “Aeronave pousa em rodovia movimentada e levanta debate sobre segurança aérea”
A Infraero só se preocupa com GRANDES NEGÓCIOS. Enquanto isso quer acabar com o aeródromo e o aeroclube de Canela no RS. A ANAC prometeu voos regionais lá. Na enchente ano de 2024 serviu de base para aeronaves socorro. Já venderam o Aeroclube de Resende RJ. A especulação imobiliária é grande na área de Gramado Canela no RS . Só resolveria se o prefeito decretasse o aeroporto de utilidades pública. Mas aí teríamos que saber em qual ” banda” o prefeito toca. É uma vergonha o descaso com a história e com a aviação brasileira.
Produção: onde fica Olímpia e porque o Estado vai investir no novo aeroporto internacional?
Pessoal pirou de vez??? A 50 km de Olímpia, São José do Rio Preto, uma cidade de porte médio, tem um aeroporto que vive as moscas. Dois aeroportos da Infraero a 50 km um do outro, onde mais tem isso?