O cineasta norte-americano Sean Baker, diretor do filme Anora, foi acusado de plágio em publicações na rede social Bluesky. A produção ganhou cinco estatuetas do Oscar: melhor filme; melhor diretor (Sean Baker); melhor edição; melhor roteiro original; e melhor atriz, para Mikey Madison.

Os posts são da atriz Emily Warfield. Ela afirma que o diretor de Anora “roubou” um projeto de série idealizado pela roteirista Alana Massey. Segundo as publicações, o projeto de título The Skill Set não foi para frente por falta de recursos.

“Eu já estava tendo uma semana ruim, mas finalmente me obriguei a assistir Anora e não consigo mais ficar quieta sobre isso”, diz o post de Emily Warfield, em tradução livre. “Baker roubou os personagens, o cenário, os temas e o tom de uma pequena produção de trabalhadoras do sexo da qual participei em 2015, compartilhada com ele em 2016 para pedir seu conselho.”
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
A atriz afirmou ainda que não teme as consequências de enfrentar um “twinkzinho da Geração X, de cabelo seboso”, que tem uma “estatueta e dinheiro para advogados”, referindo-se a Baker. O diretor ainda não se manifestou sobre as acusações.

“Aparentemente, eu sou a inspiração para o design de personagem do papel da vencedora de ‘melhor atriz’, no ‘melhor roteiro original’ roubado do trabalho da minha amiga”, continua Emily. “Ela se esforçou tanto no piloto só para ele estagnar, e roubado para aquele filme odioso? Ó meu Deus.”
Projeto que acusa diretor de Anora de plágio ganhou teaser em 2016
Alana ainda não confirmou o relato da atriz. A roteirista publicou um piloto de The Skill Set em 2016. “Vou ar grande parte de 2017 trabalhando para transformar esse show sobre amizade, vingança e trabalho sexual em realidade”, declarou à época.
Leia mais: “Oscar 2025: Anora se consagra e leva prêmio de melhor filme do ano”
“A pessoa que viveu a experiência, escreveu um projeto, filmou um piloto, tentou vender esse piloto e ainda compartilhou o piloto no Twitter, provavelmente merece alguma coisa”, disse Cheyenne Picardo, diretora do teaser divulgado em 2016.
Na ocasião, Cheyenne acrescentou que a roteirista e a atriz tiveram uma longa conversa sobre “trabalho sexual e sua representação, para um artigo sobre o assunto”.