Escolhe um carro é um desafio que vai além do design ou do preço na concessionária. A confiabilidade mecânica é um dos fatores mais importantes para quem busca economia e tranquilidade a longo prazo. Pensando nisso, o site Seguro Auto, especializado em veículos e seguros, elaborou uma lista com os carros que menos dão problemas no Brasil.
No topo do ranking está o Toyota Corolla, referência em durabilidade e com histórico de baixa manutenção. Outro japonês bem avaliado é o Honda Civic, com nota de confiabilidade de 95,0, segundo a Proteste. O modelo é pródigo em elogios por sua engenharia precisa e bom custo-benefício.
Carros se destacam pela mecânica simples
O Honda Fit, mesmo fora de linha, continua sendo lembrado por sua versatilidade e resistência. Já entre os compactos nacionais, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20 se destacam pela mecânica simples e manutenção ível.
Leia também: “O fim de uma lenda”, reportagem de Fábio Bouéri publicada na Edição 250 da Revista Oeste
Modelos populares como o Volkswagen Gol e o Fiat Palio Fire, da mesma forma, figuram na lista. Ambos agregam valor principalmente pelo custo baixo de peças e pela facilidade de manutenção. Entre as picapes, a Fiat Strada tem o título de uma das mais robustas para uso urbano, assim como rural.
Completam o levantamento o Toyota Etios, conhecido pela mecânica confiável, e o Nissan March, elogiado pelo consumo eficiente e poucas idas à oficina. De acordo com o Seguro Auto, a análise, realizada em 2024, considerou dados de oficinas, seguradoras, índice de chamados por defeito e relatos de proprietários.
A recomendação dos especialistas é clara: mais do que beleza ou potência, vale investir em modelos que oferecem segurança mecânica e economia a longo prazo.
+ Leia mais notícias de Economia na Oeste
Da lista apresentada na reportagem, com exceção do Corolla e do Civic, os demais carros não oferecem a segurança esperada em caso de acidentes. Muito ruim essa reportagem já que o articulista usou apenas o quesito “custo de manutenção”, esquecendo de outros tantos tão ou mais importantes.
Reportagem extremamente superficial. Eu não confio nessas Fontes. Parece conversa de botequim, todo carro é igual, se fizer manutenção não te dá dor de cabeça. Falar que o Etios é um carro bom dá uma ideia do conhecimento só autor da matéria. Ele parece com os Lada da Rússia de tão ruim.
pena que o Civic se tornou um carro para poucos, a versão mais legal com câmbio mecânico sai por R$ 450.000,00 ou seja, impossível para um brasileiro médio… o Corolla não tem versão mecânica então também não dá… resumindo, muito difícil encontrar um carro para comprar atualmente.. o que tem são enceradeiras automáticas custando pequenas fortunas ou algumas baterias móveis…
Cadê a lista dos carros mais confiáveis do Brasil? Essa matéria está parecendo mais propaganda do que reportagem.
Concordo…!
Ponham uma tabela e escrevam menos.