A inflação deve fechar em 2024 em 4,2%, mais alta do que na previsão da semana ada do Boletim Focus, de 4,12%. É a quarta semana consecutiva de projeção de alta do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no relatório divulgado semanalmente pelo Banco Central.
Para 2025, a projeção é que a inflação feche em 3,97%, o que representa uma queda em comparação com a projeção da semana anterior, de 3,98%.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
PIB, câmbio e juros: outros indicadores do Focus além da inflação

O Boletim Focus projetou estabilidade nos números referente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), ao câmbio e à taxa de juros.
Para o PIB, a projeção é que a economia cresça 2,2% em 2024, mesmo índice da semana ada. E para 2025 foi mantido o índice de 1,92%.
Já para Selic, os analistas estimam que a taxa fechará o ano em 10,5%, índice que vem se repetindo há oito semanas. Para 2025, a Selic deve ser de 9,75%, segundo Focus.
Já o dólar deve fechar o ano valendo R$ 5,30, mesmo valor projetado na semana ada.
Divulgado toda segunda-feira, o Boletim Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação.
O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do BC.
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.