O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a partir desta terça-feira, 13, a notificar cerca de 9 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram descontos em seus benefícios nos últimos anos. O objetivo é verificar se essas cobranças foram realmente autorizadas ou se trata de descontos indevidos relacionados a fraudes que envolveram entidades associativas.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
A comunicação oficial será feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS. Não haverá nenhum contato por telefone nem por mensagens SMS. “Aviso importante para você”, dirá a mensagem. “Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
A partir desta quarta-feira, 14, os segurados poderão ar o aplicativo para consultar quais associações realizaram os descontos, além dos valores cobrados. O caminho é o serviço “Consultar descontos de entidades associativas”, disponível tanto no app quanto pelo telefone 135, que atende de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Quem identificar um desconto irregular poderá declarar diretamente no sistema que não autorizou a cobrança. Nessa situação, o INSS vai notificar a associação responsável e solicitar comprovação do vínculo. Essa entidade terá 15 dias úteis para apresentar três documentos: comprovação de filiação, autorização do desconto e documento de identidade do segurado. Caso não apresente os documentos, o valor será cobrado da instituição, e a restituição ocorrerá por meio de folha suplementar.
Se a associação não pagar o valor exigido, o INSS encaminhará o caso à Advocacia-Geral da União (AGU), que tomará as providências para garantir o ressarcimento. O governo afirmou que os segurados que informarem a ausência de autorização e não tiverem vínculo comprovado pela entidade terão direito à devolução dos valores entre os dias 26 de maio e 6 de junho.
Como ar o aplicativo Meu INSS
O app está disponível para Android e iOS. Para ar os serviços:
- Baixe o aplicativo oficial “Meu INSS”;
- Aceite os termos de uso;
- Clique em “Entrar com gov.br” e insira seu F e senha. Caso ainda não possua conta, é possível criar uma na própria plataforma do governo;
- Autorize o aplicativo a ar seus dados.
Com o realizado, o cidadão pode visualizar o histórico de benefícios, consultar descontos e ar todos os serviços digitais sem precisar ir a uma agência do INSS.
A verificação envolve descontos feitos entre 1º de março de 2020 e 31 de março de 2025. Não é necessário apresentar documentos para contestar a cobrança. O procedimento é simples e pode ser feito integralmente pelo aplicativo ou pela central 135.
Interessante é que desapareceram os extratos de pagamento de benefícios no app Meu INSS. Tentei abrir a pouco e nada. Como o beneficiário que ainda não sabe se foi vítima ou não do roubo, terá condições de verificar estas informações e contestar? Ainda bem que salvei todos os meus extratos e imprimi para saber de quanto foi o desfalque em minha conta antes do escândalo estourar.