A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira, 23, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2025. Este é o maior lote já registrado, tanto em número de beneficiados quanto em valores a serem pagos. Além das restituições deste ano, também estão incluídas quantias residuais de declarações de anos anteriores.
+ Leia mais notícias de Economia na Oeste
Neste primeiro lote, 6,2 milhões de contribuintes terão direito ao recebimento, que totaliza R$ 11 bilhões. Segundo o Fisco, todo esse montante será direcionado a pessoas com prioridade no reembolso. A distribuição dos beneficiados segue os seguintes critérios:
- 2,37 milhões contribuintes utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram por receber via Pix;
- 2,36 milhões têm entre 60 e 79 anos;
- 1,09 milhão têm o magistério como principal fonte de renda;
- 240 mil têm mais de 80 anos;
- 199,3 mil são pessoas com deficiência física, mental ou portadoras de doenças graves.
Mesmo que não tenham preferência legal, os contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o Pix simultaneamente aram a ter prioridade no pagamento neste ano, de acordo com a Receita.
Leia mais:
Receita orienta a restituir
Para verificar se foi incluído neste lote, o contribuinte deve ar o site da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. Também é possível realizar a consulta pelo aplicativo da Receita Federal em tablets e celulares.
O crédito será efetuado em 30 de maio, na conta bancária ou na chave Pix do tipo F indicada na declaração. Aqueles que não constarem na lista poderão verificar possíveis pendências através do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC). Se houver alguma irregularidade, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
Nos casos em que o depósito não puder ser realizado, como por exemplo quando a conta informada estiver encerrada, o valor ficará disponível por até um ano para resgate no Banco do Brasil, conforme as normas da Receita.

O cidadão poderá agendar o crédito para outra conta de sua titularidade, por meio do Portal BB ou em contato com a Central de Relacionamento pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (outras localidades) e 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).
Se o resgate não for feito dentro de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição novamente pelo Portal e-CAC, através o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, na opção “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste