Em editorial publicado nesta sexta-feira, 18, com o título Picuinha Perigosa, o jornal O Estado de S. Paulo faz uma crítica contundente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por sua decisão de suspender a extradição do traficante búlgaro Vasil Georgiev Vasilev como retaliação à negativa da Espanha em extraditar o jornalista Oswaldo Eustáquio.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
O jornal acusa Moraes de agir com impulsividade, desequilíbrio e motivações políticas, o que coloca em risco a credibilidade do STF e prejudica a cooperação jurídica internacional.
Moraes tratou caso de extradição com base em “reciprocidade”
O texto condena a postura de Moraes por tratar a reciprocidade entre Estados como uma “barganha rasteira”, ao comparar a situação de um jornalista com a de um traficante internacional de drogas.
Leia também:
“A reciprocidade nos processos de extradição não deveria ser tratada como uma barganha rasteira”, diz o Estadão. “Isso não é reciprocidade, é birra.”
O jornal afirma que a justiça espanhola reconheceu motivação política no caso Eustáquio, o que, conforme o acordo entre os países, impediria a extradição – algo que o Brasil deveria considerar seriamente.
“Moraes não apenas rebaixou o nível do debate jurídico entre Brasil e Espanha, como também prestou um desserviço à imagem do STF.”
O Estadão também pondera que “Moraes poderia perfeitamente ter aguardado as explicações solicitadas à Embaixada da Espanha em Brasília antes de tomar uma decisão tão açodada e perigosa”. Outra possibilidade seria requisitar o auxílio do governo, por meio do Itamaraty, para chegar às autoridades espanholas.
“Mas, bem ao seu estilo, Moraes optou por pisar no acelerador e, pasme o leitor, ordenou a soltura do búlgaro — preso em Mato Grosso do Sul em fevereiro deste ano — como corolário da suspensão do processo de extradição do traficante no STF”, afirma o jornal.
Um possível desdobramento dessa “picuinha” de Moraes seria a fuga do traficante internacional. “Se isso acontecer, será uma humilhação para o Poder Judiciário brasileiro e uma derrota para o sistema de persecução criminal da Espanha. Não é pouca coisa o que está em jogo”, explica o jornal.
Ué o STF ainda tem credibilidade?! Demorou mas o Estadinho está tentando recuperar a sua credibilidade, uma vez que apoiou todo este sistema podre.
Atos cada vez mais autoritários e desmedidos para sustentar o ado.
O ESTADINHO, DE QUANDO EM VEZ, ACERTA UMA. NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE ESTE JORNALECO TAMBÉM É SÓCIO DO CONDOMÍNIO FORMADO ENTRE CRIMINOSOS CUJO ÚNICO OBJETIVO É DESTRUIR O BRASIL.
Esse individuo esta cometendo crimes e tem que ser parado por alguem. Uma toca nao é proteçao para estar atuando fora da lei, cometendo fraudes e perseguindo inocentes. Esta doente ou tem a certeza que a impunidade sera eterna. CONGRESSO NACIONAL INOPERANTE, OS SENADORES TEM O PODER PARA LIVRAR O BRASIL DO FUTURO DITADOR, MAS ESTAO CALADOS E MUITOS PRESOS PELO RABO POR TEREM PROCESSOS NO STF POR CORRUPÇAO.
O sr. MORAES aparenta visível esquizofrenia comportando-se como um ditador onipotente e inquestionável e há muito o Senado que se comporta de maneira irresponsável e covarde abandonou a nação à sanha deste moço desequilibrado que viola o Estado, massacra e tutela a nação como bem quer, para o bem do país no mínimo deveria ar por perícia psiquiátrica para melhor avaliar-se suas condições pois da forma como age vai levar o país a dura reação e o povo já o faz e já a frear a ditadura em curso que vai ter de enfrentar as urnas para se eternizar no poder.
Tem mais cara de coação do que esquizofrenia.
ANISTIA JÁ
COMPROVANTE IMPRESSO DO VOTO.
Depois de extirpada essa esquerda malígna, a Justiça alcançará os magistrados, criminosos ou coniventes em sua maioria. Não vai adiantar declarar insanidade.
… quem pensa q esse corrupto STF respeita as Leis Brasileiras tá alienado ou é esquerdista! Esse órgão tem q ser extinto o mais rápido possível! Fora STF!
Credibilidade do STF? Onde? Já não existe há muito tempo..
Moraes atua com ódio, não respeita as lei, porém o responsavel por todos esses vexames é o Senado, covarde e omisso Moraes já deveria ter dofrdo impeachment pelo desserviço que presta ao país.
Esse psicopata quer ser o Imperador do Mundo?
coloca em risco a credibilidade do STF?…que credibilidade
Um cara totalmente desequilibrado comanda as atrocidades do Brasil sendo acobertado por 10 covardes , maioria aliado , congresso canalha é um executivo criminoso é canalhas do STF vão ao exterior para palestrar o que?