O bilionário Elon Musk, chefe do Departamento de Eficiência Governamental dos EUA (Doge) publicou em seu perfil no X, nesta quarta-feira, 16, um trecho da entrevista do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, ao apresentador Tucker Carlson.
Famoso nos círculos ligados à direita, Carlson entrevistou Bukele em junho do ano ado. Foi a primeira entrevista concedida pelo político salvadorenho depois do início de seu segundo mandato.
+ Leia mais notícias do Mundo em Oeste
No trecho compartilhado por Musk, o presidente de El Salvador fala sobre as reclamações de organizações diante das políticas de enfrentamento da criminalidade aplicadas no país. “Elas estavam preocupadas com os direitos humanos dos assassinos”, afirma.
— Elon Musk (@elonmusk) April 16, 2025
A essas contestações, Bukele responde: “e os direitos humanos de uma mulher não ser estuprada? Quer dizer, e o direito das crianças de brincar, de serem livres, de irem ao parque? E o direito de viver, de andar na rua?”.
De acordo com o salvadorenho, foi o bem-estar da população civil que norteou as políticas de segurança pública implantadas durante seu primeiro mandato.
No restante da entrevista, que não entrou no recorte de Musk, o presidente de El Salvador diz que os criminosos presos por seu governo têm, de fato, direitos humanos, mas existe também uma relação de prioridade — na qual os bandidos não estão no topo.
“Se você tiver que priorizar, o que você priorizaria? Os direitos humanos das pessoas honestas, trabalhadoras, decentes — não os direitos humanos dos assassinos e estupradores”, explica. “Eles têm direitos, mas você não priorizaria os deles.”

“Éramos a capital mundial do homicídio”, diz Bukele a Carlson
El Salvador está em regime de exceção desde 2022. Quando Bukele assumiu o primeiro mandato, em 2019, a taxa de homicídios do país era de 38 por 100 mil habitantes, de acordo com o Ministério da Justiça e Segurança do país.
O ano ado terminou com uma taxa de 1,9 homicídios para cada 100 mil habitantes. Segundo o presidente salvadorenho, “havia tantos assassinatos que éramos a capital mundial do homicídio, literalmente o lugar mais perigoso do mundo”, mesmo comparado a lugares como Haiti e Iraque.
Tucker Carlson: 'Como Bukele erradicou o crime em El Salvador">
Leia também:
Se quisessem, fariam o mesmo aqui.
Faz tempo que não vejo alguém tão lúcido como Bukele.
No Brasil ós podemos fazer igual, só que quem encabeça este desgoverno não quer.
Fazer política é fazer escolhas e o presidente Bukele fez as suas! Perguntem ao povo Salvadorenho o que pensam de seu presidente.
Precisa-se de Bukele’s em toda America Espanhola e Lusitana.