O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), tem a expectativa de aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública ainda neste ano.
“Pela manhã, conversei com o presidente da CCJ, deputado Paulo Azi, e acredito que até junho a PEC da Segurança estará aprovada na comissão”, analisou Motta em seu perfil oficial no X.
+ Oposição chama texto da PEC da Segurança Pública de ‘perigosíssimo’
Motta sinalizou que depois da aprovação da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), vai criar “uma comissão especial para analisar a matéria”.
“Precisamos enfrentar o tema com competência, não para lacrar em redes sociais”, afirmou o presidente. “Daremos total prioridade a essa agenda, que é urgente para o Brasil.”
PEC da Segurança Pública na CCJ
O deputado Mendonça Filho (União-PE) foi definido como o relator da PEC da Segurança Pública na CCJ da Câmara. A proposta elaborada pelo governo Lula foi entregue à Casa em abril.

Mendonça Filho vai ser o responsável pelo parecer de issibilidade e constitucionalidade da PEC da Segurança Pública. Ao definir o relator, Paulo Azi destacou que “o momento exige habilidade política para conduzir o debate e buscar consenso em torno de um tema tão sensível”.
“A segurança pública é uma preocupação de toda a sociedade brasileira, e precisamos de um relator que tenha equilíbrio, capacidade de diálogo e sensibilidade para ouvir todos os setores envolvidos”, acrescentou.
A expectativa é que, depois da apresentação do parecer do deputado Mendonça Filho à CCJ — com possíveis alterações no texto original enviado pelo governo —, a proposta siga para uma comissão especial e, posteriormente, seja votada em dois turnos no plenário. Para ser aprovada, a PEC precisará do apoio de 3/5 dos deputados, o equivalente a 308 votos.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Qualquer previsão depende de autorização de quem manda .
Esse Marmotta é outro vendido para o sistema, ao invés de pautar a Anistia, onde há presos inocentes, conforme prometeu, vai se submeter a tudo que esse DESgoverno quer… Mais um patético corrupto que só pensa encher seus bolsos em detrimento do sofrimento de outros…
Se deixarei a Segurança Pública nas mãos do Governo Federal será uma lástima, pois já está mais do que provado que este governo é amigo da criminalidade.
Volta pra patolandia corrupto covarde.
Essa porcaria tem de ir pro lixo onde moras.
Para quem achava Rodrigo Pacheco um covarde vendido ao sistema, aí está a prova de que sempre tem alguém pior. Só não é uma decepção porque nunca acreditei nele. Alguém que tem apoio maciço do Centrão é alguém que sabemos a quem servirá.
Canalha tu e um verdadeiro canalha .
Tem até canalha com mais honra.