O Palácio do Planalto confirmou, na noite desta segunda-feira, 21, que o presidente Lula e a primeira-dama Janja vão para o funeral do papa Francisco. Uma comitiva irá acompanhá-los, mas as informações dos integrantes só devem ser divulgadas na terça-feira 22.
“O presidente Lula e a primeira-dama Janja irão ao funeral do papa Francisco em Roma”, informou o Planalto, em nota. “A comitiva completa deve ser anunciada amanhã. A viagem ainda não tem data confirmada, dependendo do protocolo do Vaticano.”
Etapas do funeral do papa Francisco
Os ritos fúnebres são divididos em três partes, conhecidas como estações. A primeira ocorre na capela privada do papa, logo depois da confirmação da morte por profissionais de saúde — um momento que, até recentemente, ocorria ao lado do leito papal.
Depois que o corpo é transferido para a capela, o cardeal camerlengo assume a responsabilidade de organizar o funeral e dar início às cerimônias oficiais. Para o funeral, o papa será vestido com sua tradicional batina branca e paramentos vermelhos, sendo colocado em um caixão de madeira simples.
+ Em testamento, papa Francisco pede lápide simples com única inscrição; leia a íntegra
O caixão deve ser levado em procissão até a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23, onde o corpo ficará exposto ao público por três dias consecutivos.
O sepultamento do pontífice não ocorrerá na Basílica de São Pedro, mas na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma. Isso não acontece desde 1903, com o enterro do papa Leão XIII.
A causa da morte
O Vaticano divulgou na tarde desta segunda-feira, 21, as causas oficiais da morte do papa Francisco. Segundo o professor Andrea Arcangeli, diretor do Departamento de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano, o pontífice faleceu em decorrência de um derrame cerebral, seguido de coma e parada cardiorrespiratória irreversível.
A Santa Sé já havia informado a morte e o laudo clínico durante a madrugada. O documento revela que o papa sofria de insuficiência respiratória aguda, causada por uma pneumonia bilateral multimicrobiana, além de apresentar bronquiectasias múltiplas, hipertensão arterial e diabetes tipo II.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].