O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar nesta quinta-feira, 15, do velório do ex-presidente uruguaio José Alberto Mujica Cordano, o Pepe Mujica, que faleceu, aos 89 anos, em Montevidéu. O petista deve desembarcar em Brasília às 23h desta quarta-feira, 14, antes de seguir viagem ao Uruguai.
Em razão do falecimento de Mujica, o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, decretou luto oficial de três dias no Brasil. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de terça-feira 13.
+ Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos
As agendas que Lula cumpriria na próxima sexta-feira, 16, no Espírito Santo foram suspensas. O Palácio do Planalto informou, em nota, que mais detalhes sobre a viagem ao Uruguai serão divulgados em breve.
Lula lamenta morte de Mujica
Lula recebeu a notícia da morte de Pepe Mujica enquanto estava em Pequim, na China. Em nota, disse ter amanhecido “com a triste notícia” do falecimento do ex-presidente do Uruguai entre 2010 e 2015.
“Nos deixa cheios de tristeza, mas também de muitos aprendizados”, afirmou. “Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego.”
O petista ainda disse que a “grandeza humana” do ex-presidente “ultraou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial”.
“A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina”, destacou. “E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária.”
A relação entre os dois líderes era marcada por amizade e iração mútua. Em dezembro de 2024, Lula concedeu a Mujica a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria brasileira destinada a estrangeiros. Na ocasião, o petista afirmou que Mujica era “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.
O último encontro entre os dois aconteceu recentemente, em março deste ano, durante a posse do novo presidente uruguaio, Yamandú Orsi. Após a cerimônia, Lula comentou: “Sempre que o Mujica fala, eu respeito muito, porque o Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Podia aproveitar e entrar no caixão com ele. Ia ser um alívio para brasileiros com vergonha na cara.
Falta pouco para que outros venham ao velorio de um corrupto e ladrao no Brasil.
Uma pena que não se espelhou nas mesmas atitudes dele.