Neste sábado, 26, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar à dona de casa Vildete Guardia, 74, condenada a 11 anos de cadeia pelo STF, por causa do 8 de janeiro. A história da idosa foi revelada por Oeste, no ano ado.
Moraes autorizou a soltura da mulher, com tornozeleira eletrônica e outras medidas restritivas, depois de a Procuradoria-Geral da República recuar de um entendimento e manifestar-se pelo cumprimento da pena em casa.
Há cinco meses, Vildete se locomove com uma cadeira de rodas pela Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo, onde está desde 6 de junho de 2024, quando a Polícia Federal a prendeu por “risco de fuga”, em virtude do envolvimento dela no 8 de janeiro.
A saúde da idosa tem se deteriorado a cada dia, contou Paula Guardia, filha de Vildete. “Ela possui um problema na coluna chamado paraparesia (enfermidade que afeta as pernas e dificulta andar), além de neuroma de Morton e fascite plantar em ambos pés, que causam muita dor”, disse a mulher.
Parecer de Gonet em favor de Vildete, condenada pelo 8 de janeiro

Há uma semana, Gonet havia sustentado que os laudos médicos apresentados pela defesa eram insuficientes.
Agora, contudo, o PGR observou que “as circunstâncias postas indicam a necessidade de reavaliação e flexibilização da situação da custodiada”. O movimento de Gonet ocorre na esteira das críticas às penas excessivas estabelecidas aos manifestantes e também em meio às articulações da oposição pela anistia no Parlamento. Relator das ações do protesto no STF, Alexandre de Moraes vem concedendo domiciliar aos presos.
Leia também: “Compromisso com a desonra”, artigo de J.R. Guzzo publicado na Edição 266 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Não é possível que ninguém consiga parar estes malditos psicopatas sanguinários. É inacreditável o que estamos ando.
Estarrecedor!
E os bananas do Congresso querem somente ajustar penas!
Um show de manipulações e ilegalidades!
Tá confirmado … O DIABO VESTE PRADA mas ferra suas vítimas com tornozeleira eletrônica.
Sou advogado… mas este idiota do simonetti não representa…..eleito indiretamente….já fazem 4 anos q este idiota preside a OAB…..mas não fez nada….silêncio ensurdecedor em defesa das prerrogativas….Tb esperar o q de um advogado da Amazônia…..q não representa a advocacia brasileira……este idiota bate palma pros desmandos do stf…..pq só entra em campo quando é algum advogado de esquerda…..senão tá tudo certo….oab aparelhada…oab federal….VERGONHA da advocacia brasileira….
Ditadura cruel.