Desde 2010, a contadora aposentada Sonia Possa, 67, luta contra um câncer maligno na pele.
Mesmo depois de duas cirurgias (uma realizada no ano seguinte à descoberta que a abalou emocionalmente e outra em 2022), a mulher foi comunicada que a doença não teria cura e, por isso, o remédio mais adequado seria tratar a enfermidade com medicamentos, pelo resto da vida. Sonia também enfrenta outras comorbidades: otite crônica (inflamação prolongada do ouvido), otorreia (saída de secreção líquida do ouvido) e otomastoidite (infecção que afeta a mastoide, uma parte óssea atrás da orelha). Devido aos problemas, Sonia perdeu 90% da audição no ouvido esquerdo.
Em 8 de janeiro de 2023, Sonia foi presa no interior do Congresso Nacional, para onde se refugiu das bombas disparadas pela polícia. A paranaense de Curitiba viajara a Brasília alguns dias antes para se manifestar, pacificamente, contra o governo Lula.
Após duas semanas na Colmeia, no Distrito Federal, Sonia voltou para casa, com tornozeleira eletrônica, além de ter de cumprir uma série de medidas restritivas. Em virtude de sua volta, retomou os procedimentos médicos recomendados. O alívio durou até 4 de abril de 2024. Isso porque, na data, a maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) seguiu o voto do ministro Alexandre de Moraes e condenou a mulher a 14 anos de cadeia. Pouco mais de um mês depois, a Polícia Federal prendeu Sonia (apesar de recursos pendentes), por “risco de fuga”. Os cuidados com a doença precisaram ser interrompidos novamente.
Pedido de prisão domiciliar para a idosa com câncer condenada pelo 8 de janeiro

Há quase um ano, Sonia encontra-se na Penitenciária Feminina do Paraná, na capital do Estado. Tão logo a polícia a prendeu, a defesa tratou de anexar aos autos os laudos médicos que comprovam a saúde delicada da idosa. Mesmo assim, ela permaneceu detida no local.
Atualmente, Sonia divide cela com uma pessoa trans. A coluna apurou que, de acordo com a cadeia, a idosa é a companhia adequada, por, em razão da idade, “ser mais tolerante”.
Conforme a defesa, a unidade prisional “não pode oferecer na íntegra o tratamento necessário a requerente, tais como medicamentos, sessões de quimioterapia e demais necessidades”. Por isso, a advogada de Sonia entrou com um pedido de prisão domiciliar no STF, no sábado 26.
“A necessidade é presumida em razão da avançada idade da Requerente (67 anos e 6 meses) e dos seus diversos e graves problemas de saúde, os quais vem aumentando com o ar do tempo”, observou a defesa, na petição obtida em primeira mão por Oeste. “Por sua vez, a inadequabilidade, ao que consta, encontra-se demonstrada, pois é cediço que o ambiente carcerário não é adequado para bem atender às necessidades de uma pessoa de quase 68 anos, que já presume-se possuir saúde fragilizada em razão da própria idade, bem como, já acometida por câncer maligno de pele, sem tratamento já há 11 meses.”
Leia também: “Órfãos de pais vivos”, reportagem publicada na Edição 264 da Revista Oeste
Confira ainda
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Mas o que jumentos fazem por aqui. Gopi.😂😂😂😂
Doenças desses golpistas só aparecem depois, no dia 08/01 todos sadios para badernarem. Que cumpra seu tempo de cadeia, na prisão tem médicos. Já pensou se a Justiça solta prisioneiros doentes? Ela não é menos criminosa que os outros criminosos. A prisão não foi feita para bichos , foi feita para canalhas como ela.
Olha a redundância. Câncer maligno. Não tem benigno.
Vanda vc ilustra à perfeição o caráter e a índole maligna da canalha que compõem a militância petista! Vocês são doentes!
Alexandre de Moraes é um déspota e os outros ministros são cúmplices e respondem por essa barbárie.
Será mais uma morte na CONTA do assassino do CLEZÃO?
Esta senhora e várias outras mulheres e homens já de idade e com problemas sérios são os considerados pelo STF como pertencentes a organização criminosa, tentativa de golpe de Estado e atentado a democracia………se não fosse uma situação extremamente séria se poderia dar risada do caso, mas não e é preciso pensar não apenas em AM mas sim nos demais integrantes do STF pois inexplicavelmente seguem a cartilha do primeiro a risca…..qual a razão hein, medo, falta de personalidade, indecisão, desconhecimento jurídico, pouco caso……..
Careca Assassino! Abortista! Psicopata! Só não tomou uma azeitona na cabeça porque aí, sim, a esquerda ganharia voto adoidado. Mas aguarde, após outubro de 2026…
Seria interessante fazer a pergunta para o Moraes ? Se fosse sua mãe que estivesse com câncevever e tivesse sido presa por participar de um protesto sendo condenada em lote na instância errada sem o devido processo legal o senhor daria anistia ??? O senhor que ajudou as matar o Clesão cometeria ” matricidio” ? Uma pessoa com esse caráter não deve dormir bem. Mas o que pensar de quem defende o filho um ” galalau” forte como o diabo qué empurra um cidadão no aeroporto de Roma e tenta forjar provas?
” PREFIRO NAO COMENTAR”: Bordão do programa humorístico Sai de Baixo da tv.
Isso aí é mais um sos tantos absurdos que ocorrem neste país.
Alguém um dia há de ser responsabilizado juntamente com todos os seus cúmplices.
O país jaz sob uma DITADURA ASSASSINA, esta senhora é mais uma prova, onde criminosos em louca esquizofrenia empoderados violam o Estado, massacram e tutelam uma nação refém da pior politicalha de sua triste estória, assim vemos o massacre de uma nação sob a omissão do covarde e inútil Senado Federal que tem poder legal para frear tanta ignomínia e hediondos crimes contra o povo MAS PREFERE SE RENDER OU VENDER COVARDEMENTE à sanha de ditadores psicopatas capazes de qualquer coisa que esmagam uma nação ignorante dividida entre deseducação e ódio tornando o país presa fácil de ditadores que por dinheiro sujo e sua desbragada roubalheira destroem uma nação rica que por triste própria escolha preferiu os algozes e recebe o merecido troco … e o pior pode estar por vir !!!
“Câncer Maligno”? Que tal “entrar pra dentro”? “Sair pra fora”. Falta de revisão. Buscaram o sensacionalismo e esqueceram o bom e velho vernáculo. Pleonasmo na manchete.
Infeliz comentário. Existem tumores, cânceres benignos e malignos.
Mais absurdos na conta do ditador. Que ser desprezivel.
MARCIO ANTONIO … CÂNCER MALIGNO é a omissão e submissão do poder legal que AO SE VENDER por muito $$$$$$ faz pipocar escândalos no país inteiro onde uma casta de ladrões enriquece e o povo paga a conta de tanta imoralidade e hediondos crimes … e idiotas culpam as vítimas.