A resposta do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, à The Economist, no sábado 19, provocou desconforto em integrantes da Corte.
Conforme um ministro ouvido por Oeste, Barroso não consultou todos os colegas para publicar a nota na qual rebateu um artigo da revista.
Entre outras críticas ao STF, a publicação britânica acusou Alexandre de Moraes de “dividir opiniões” e, somente no Brasil, onde os ministros da Corte detêm “poder excessivo”, um magistrado poderia alcançar tamanha notoriedade. Por isso, o veículo defende a ideia segundo a qual o STF tem de exercer maior “moderação”, além de ser mais contido, embora tenha justificativas para “agir com vigor” em defesa do Estado de Direito.
Outro ministro entendeu ser “desnecessário” emitir resposta nesse caso, por ser um conteúdo jornalístico e opinativo, em virtude da importância da liberdade de expressão.
Resposta de Barroso às críticas da Economist ao STF
No posicionamento institucional, o presidente do STF defendeu o tribunal. Além disso, negou ter dito que a Corte “defeated Bolsonaro”.
Embora não tenha dito o que a revista imputou a ele, durante um congresso da União Nacional dos Estudantes, em julho de 2023, Barroso afirmou que “nós derrotamos o bolsonarismo”.
Leia também: “Órfãos de pais vivos”, reportagem publicada na Edição 264 da Revista Oeste
E mais: “As confissões de Barroso”, por Silvio Navarro
Leia mais
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
🚨🚨🚨dois sexos no Brasil ,homem e mulher.
Boca de veludo .
O Tribunal de Excessão. Individualmente cada ministro com o apoio dos demais tem sua vítima preferida.Os do Moraes são Filipe Martins e o Daniel Silveira. O não amola perdeu mané, derrotou o Bolsonarismo. O do Gilmar é o Moro. Todos desmancharam a lava jato quando a água começou a chegar nos seus calcanhares.
Já aprovaram agora que não constitui ” impedimento” as esposas defenderem causas de seus escritórios diante dos maridos. Devem discutir embargos na alcova,no recôndito de seus lares. É explica isso para teu amigo americano ? Esperando que apareça logo um juiz para investigar a Lava-itaipu, é o berço que embala o novo petrolão.
Imagino que o desconforto da Madre Superiora já esteja superado pela Mãe Natureza, restando dúvida apenas quanto aos absorventes do Pavão Formoso.
Mente compulsivamente…
É totalmente desconectado da realidade e pior acredita nas próprias mentiras que conta .
Outro psicopata do calibre do DITADOR .
Esses colocados como ministro por criminosos e incapazes, acabam sendo risíveis. Um festival de despreparo, de falta de postura e decoro. Esse cargo requer compostura, discrição, classe, educação e muito conhecimento das leis. O que está aí posto só pode ter dado nisso. Arruaceiros se manifestando em prol do caos.
Enquanto tiver um senado covarde como este eles continuaram mandando e desmandando.
Barroso e Xandão se apropriaram do STF, mandando e desmandando. Pobre STF!⚖️🤔😢
Barroroso é um mitômano contumaz.
Um Brasil de mal a pior onde se não fosse o povo brasileiro ir às ruas e mostrar muita força isto já estaria sendo uma Venezuela, onde pode um senado e um congresso serem presididos por nanicos onde não seriam pelos votos eleitos vereadores em São Paulo , estados do sul e sudeste e até centro oeste teriam que sobressair nessas casas , chega de coronéis.
enquanto isso…. os 2 medíocres nomeados por bolsonaro nem piam…. pobre Brazil.
mentiu novamente !!!
Mentiu descaradamente e faz isso porque sabe que está protegido pelo congresso acovardado e incompetente.
O STF não precisa se explicar para ninguém, já que a quem devia e temia, o povo brasileiro, já se submeteu à ditadura por ele imposta com a complacente covardia e traição das FA.
O que Os Ministros fazem é jogar para suas bolhas e para os estrangeiros, em razão da vaidade e do desejo de iração inerente a cada um desses prepotentes, limitados e despreparados indivíduos.
Já que, as bolhas e os estrangeiros, são os conjuntos de indivíduos que os podem endeusar!
Triste cenário o nosso, um país de extensão continental, riquíssimo, mas absolutamente acovardado e tomado pela mediocridade aliada ao crime organizado!