O advogado Enio Martins Murad pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma investigação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo a solicitação, Moraes teria usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para fins pessoais. O deslocamento ocorreu de Brasília a São Paulo sem comprovação de interesse público.
A representação cita reportagens que indicam a viagem em 26 de março, logo depois da sessão da 1ª Turma do STF. Na ocasião, o colegiado tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e sete outros acusados por tentativa de golpe. Moraes teria embarcado na aeronave da FAB depois da decisão.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O advogado argumenta que o ministro pode ter cometido improbidade istrativa ao utilizar o avião oficial. Segundo informações, a justificativa apresentada foi a necessidade de segurança. No dia seguinte, Moraes compareceu à final do Campeonato Paulista na Neo Química Arena, estádio de propriedade do Corinthians.
Imagens publicadas na rede social X registraram a presença do magistrado no estádio. Ao lado dele, o também ministro Flávio Dino aparece nas fotos. A assessoria esclareceu que Dino não utilizou a aeronave da FAB, que transportou apenas Moraes.
PGR deve analisar solicitação de investigação contra Moraes
No dia 28 de março, o ministro participou de um seminário no Ministério Público de São Paulo. O evento discutiu democracia, justiça e política sob uma perspectiva feminina. Até o momento, STF, FAB e Ministério da Defesa não se manifestaram sobre o caso.
Murad protocolou o pedido de investigação na quarta-feira 2. Ele sustenta que não houve interesse público relevante para justificar a despesa. Também questiona o uso do transporte oficial fora dos critérios de moralidade e legalidade.
+ Leia também: “OAB alerta Moraes sobre prejuízos às defesas dos acusados de golpe”
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, analisará a solicitação. Cabe a ele decidir se abrirá um inquérito para investigar o caso. O pedido aguarda definição da PGR.
O rei está nú!
Alguém tinha alguma dúvida de que DITADORES na sua insanidade, arrogância, prepotência e desprezo pelo povo é capaz de coisas bem piores? Esta escória que viola o Estado e massacra a nação perdeu a noção de dignidade, decência, ética e esquizofrênicos terão o mesmo fim de ditadores assasinos da humanidade e serão justiçados pelo povo libertado da semi escravidão que estes canalhas nos impóem … quem sobreviver verá e sorriremos, saibamos esperar.
no país das maravilhas seria investigado, no Brasil, com o sócio do Sapão de PGR, Lewandoski na justiça e mandando na polícia federal, esse advogado é que vai ser investigado, igual o Tagliaferro, os fatos vazados não interessam, interessa quem vazou …
O engavetador geral da procuradoria vai envavetar o MAIS RÁPIDO POSSÍVEL…
O PGR vai mandar prender o advogado por importunar o excelentíssimo salve-salve inoxidável ministro.
O ministro Alexandre de Moraes, além de ser um verdadeiro militante no STF, uma decisão injustificável desse famigerado ministro do STF, vem causando todas decisões antidemocráticas no país.
Ministro Alexandre de Moraes então o senhor cabe nesse pacote e todos da sua classe, eu não pensei que o senhor fosse tão mal caráter por tal atitude tudo o que é de pior o senhor tem que ser um lixo, quem ganha um salário exorbitante vocês são capazes de fazer essa putaria o senhor não merece estar aí que despalterio desumano está quase morrendo do seu próprio veneno.