Depois de uma longa reunião de líderes, que durou cerca de três horas, nesta quinta-feira, 24, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), não incluiu a urgência do Projeto de Lei da Anistia na pauta do plenário da próxima semana.
“O colégio de líderes discutiu de forma exaustiva, onde todos os líderes presentes, que representam algo em torno de quase 500 parlamentares, alguns líderes estiveram ausentes, e especificamente sobre o tema da urgência da anistia, se foi decidido pelo adiamento da pauta desse requerimento de urgência”, afirmou Motta.
+ Anistia: o jantar de Lula, Motta e líderes
Ao anunciar o adiamento da análise da proposta — mesmo com o apoio da maioria absoluta da Casa, com 264 s em apoio à anistia —, Motta disse que o tema segue em discussão entre os líderes.
“Isso não quer dizer nós não seguiremos dialogando para buscar uma solução para o tema”, justificou o presidente da Câmara. “Seguiremos conversando, principalmente também com os partidos que estão defendendo a pauta, ou seja, os partidos que fazem a oposição, o PL, o Partido Novo, que aqui defenderam a inclusão na pauta com muita força e de maneira também legítima, para que a casa possa encontrar uma saída para esse tema.”
+ Líder do PL sobe o tom com Motta por pauta da anistia: ‘É o nosso limite’
Em discurso na tribuna na quarta-feira 23, o líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), já havia subido o tom em relação à proposta. Afirmou a Motta que o limite da legenda para que o texto fosse pautado era hoje.
Oposição retoma obstrução
Com a decisão do adiamento da votação da proposta, a oposição anunciou a retomada da obstrução na Câmara dos Deputados. As únicas exceções são duas discussões previstas na pauta da Comissão de Constituição e Justiça na semana que vem: recurso de Glauber Braga (Pso-RJ) contra sua cassação e o pedido para suspender a ação penal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Alexandre Ramagem (PL-RJ).
Ao falar com a imprensa nesta quinta-feira, o líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), criticou a decisão de Motta. “O que aconteceu aqui hoje, na minha visão, foi um grande desrespeito para com a Câmara dos Deputados.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“No momento que tu tens 264 s caracterizando a maioria e se muda a estratégia imputando aos líderes essa responsabilidade, logicamente nota-se que forças adversas atuaram”, analisou Zucco. “Mais uma vez, vamos empurrar para a frente uma pauta necessária.”
Diante dessa decisão do colégio de líderes, Zucco anunciou a retomada da obstrução: “Quero falar, sim, que nós só vamos sair da obstrução depois de termos a data marcada da anistia.”
O jantar de Motta e Lula sobre a anistia
Na noite de quarta-feira 23, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de um jantar na residência oficial da Câmara dos Deputados, com Motta e líderes partidários de esquerda e centro.
Um dos principais temas discutidos, foi o PL da Anistia. O Executivo buscou estreitar a relação com os parlamentares em meio às disputas em torno do projeto de lei que propõe anistia aos presos do 8 de janeiro de 2023.
Indagado por Oeste se a decisão no colégio de líderes ocorreu por influência do jantar com Lula, Motta não respondeu.
A propósito essa figurinha é do nordeste o que explica muita coisa
Esse molecote não tem estatura pra presidir a câmara de deputados do Brasil é um fraco covarde e vai continuar assim mesmo porque morre de medo do psicopata
É só olhar a pinta do sujeito para perceber que ele jamais pautaria a anistia, quanto mais a urgência. Com jantar ou sem jantar. Quem acreditou nele é muito ingênuo ou muito otário
Que continue assim
A certeza é que esse HM não se elege mais. Acabou a carreira política dele. Felizmente!
Não creio. Quem vota em quem não presta, não presta também
Isso, tá certo, o país de gente honesta e trabalhadora será paralisado pra por na rua um bando de terroristas safados.
Motta traiu quem votou nele para presidir a Câmara. Prometeu dar prioridade à anistia. Mas, desde o momento do jantar mágico com togas e outros mais, ele sofreu a conversão de Damasco. E, graciosamente, fará o tour para Roma num fim de semana para acompanhar o enterro do Papa. Durante a viagem com o casal LL e Alcolumbre, provavelmente, terá novas abduções. Enquanto isso, os interesses para pacificar a Nação, aquilo que é mais urgente e que faz parte de sua promessa, ele volta as costas. Quem não cumpre a palavra o povo chama de tratante. Perde a confiança. O que pode indicar o fim de sua carreira política.
O povo brasileiro não está nem aí para o projeto da anisista e nem para o intestino pobre do Bolsonaro. Esse projeto já nasceu fracassado e não logrará êxito. Pior para os bandidos que depredaram os bens públicos porque continuam presos e terão que pagar financeiramente pelos crimes. Bolsonaro, o fracassado mentalmente, não ou uma intimação, imagina os 38 anos de prisão que virão com a sentença do Xandão?
Como dar credibilidade a um covarde que omite sua identidade, só pode ser babaca.
Jumento não acredita nas coisas que ele mesmo escreve é um comprado barato para atacar e tentar enganar o povo brasileiro faz parte do plano do Silidonio para mentir
Se o povo, de quem emana todo o poder, elegeu todos os deputados e senadores e não apenas os presidentes das respectivas casas, por que estes têm todo o poder para decidir o que será pautado e SE será pautado? O poder deveria ser do plenário, a meu ver. Os presidentes seriam secretários executivos e coordenadores, sem todo esse poder concentrado. Repito: o povo elegeu todos e não apenas dois para trabalharem como nossos representantes.
A mais nova cadela do Lula.
MOTTA, o vagabundo da vez, o tapete de bordel do Janja´s night club! Palhaço!
aprovaram um “moleque” na presidência da câmara federal. O que esperar dele? nada.
o meliante não tem compromisso em agir de acordo com a maioria. RESTA À OPOSIÃO BARRAR / BRECAR / OBSTRUIR A CÂMARA.
aliás, esse cara (não confiável) vem de uma família de ladrões do erário público. A genética do moleque é forte. Se vende o tempo todo. VAI VIAJAR COM O LLULLADRÃO NOVAMENTE.
estamos no mato.
pobre e podre Brasil.
Perfeito !
Resumiu o perfil da cara
Presidentes das casas, só podem almejar essa posição, se tiverem diploma de omissos, covardes e corruptos que dependem das benesses do stf, esse energúmeno chamado Motta tem todos esses predicados.
Obstrução, simples assim! Vivenciamos um verdadeiro Caos político. Não há pauta mais crucial, mais urgente do que a ANISTIA, como sabiamente diz o Mestre Augusto Nunes!
O atual desgoverno, marcado por uma gestão desastrosa e desprovida de qualquer utilidade para o progresso nacional, não apenas negligenciou suas responsabilidades, mas também continua saqueando os cofres públicos com uma audácia estarrecedora, como o fez nos mandatos anteriores. Este é o quinto mandato de uma istração que quer se perpetuar no poder, Dilma, não ou de uma marionete manipulada por aquele que se acha Presidente. ANISTIA, JÁ!
Frouxo, vendido e sem caráter
Hahahahahah! Aqui você é minoria.
Lixo Humano! Para de encher o saco, infeliz!
Parabens Revista Oeste, até os idiotas de extrema esquerda assinam a revista para ficarem bem informados, muito embora sejam intelectualmente, cegos, surdos e mudas