O instituto Paraná Pesquisas divulgou, na tarde desta quinta-feira, 3, levantamento com intenções de voto para o governo mineiro e para o Senado por Minas Gerais. O material indica liderança do senador Cleitinho (Republicanos), do deputado federal Nikolas Ferreira (PL) e do governador Romeu Zema (Novo).
Para o Executivo estadual, o Paraná Pesquisas apresentou dois diferentes cenários. No primeiro consta o nome de Cleitinho. Para a segunda simulação, no entanto, ele dá lugar a Nikolas.
No cenário de número 1, Cleitinho surge com mais que o dobro do segundo colocado. O senador registra 39,7%, contra 19,3% do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil. Detalhe: atualmente, os dois integram os quadros de filiados do Republicanos. Ou seja, se não mudarem de partido, apenas um dos dois poderá ser candidato ao comando da Cidade istrativa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O ex-presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD) ocupa a terceira colocação do cenário em que Cleitinho lidera. O senador registra 14,6% das intenções de voto. O deputado federal Reginaldo Lopes (PT) tem 3,8%. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), registra 3%, assim como o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Tadeuzinho Leite (MDB).
Com esses nomes à disposição, 11,8% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam nenhum dos candidatos, anulariam ou votariam em branco. Enquanto isso, 4,8% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Sem Cleitinho, liderança fica com Nikolas
Para o cenário 2, o instituto fez apenas uma mudança na lista apresentada ao público. Saiu Cleitinho, entrou Nikolas. Assim como o senador, o deputado federal aparece isolado na primeira colocação — e com quase o dobro de vantagem sobre Kalil, que segue na segunda posição. O parlamentar do PL tem 39,4%, contra 20% do ex-prefeito belo-horizontino.
Leia mais:
Pacheco, Lopes, Tadeuzinho e Mateus Simões completam a lista. Eles registram 15,2%, 3,6%, 2,8% e 2,7%, respectivamente. Além disso, 11,7% compõem o bloco do nenhum/branco/nulo. Por fim, a parcela de não sabe/não respondeu é de 4,6%.

Zema tem mais de 50% na briga pelo Senado
Em seu segundo mandato consecutivo como governador de Minas Gerais, Zema detém mais de 50% das intenções de voto para a eventual disputa do ano que vem para o Senado. Na eleição, os mineiros vão eleger dois senadores.
Para a briga pelo Senado, o Paraná Pesquisas divulgou os seguintes números:
- Romeu Zema (Novo) — 52,7%;
- Rodrigo Pacheco (PSD) — 24,3%;
- Carlos Viana (Podemos) — 18,9%;
- Newton Cardoso Jr (MDB) — 12%;
- Eros Biondini (PL) — 11,2%;
- Alexandre Silveira (PSD) — 9,2%;
- Domingos Sávio (PL) — 6,9%;
- Marcelo Aro (PP) — 6,4%;
- Cleitinho (Republicanos) — 3%;
- Euclydes Pettersen (Republicanos) — 1,6%; e
- Flávio Roscoe (sem partido) — 1,5%.
O bloco de nenhum/branco/nulo representa 11,4%, enquanto não sabe/não respondeu foi de 4,3%. Para a parte do Senado, o Paraná Pesquisas ressalta que cada entrevistado pode dizer dois nomes entre os possíveis candidatos — por isso, a soma a dos 100 pontos porcentuais.

Dados do levantamento
Para mensurar as intenções de voto para o governo mineiro e o Senado por Minas Gerais, a equipe do Paraná Pesquisas entrevistou mais de 1,6 mil eleitores em potencial. O trabalho de campo ocorreu de 26 a 30 de março, em 70 municípios.
Com essa amostragem, o instituto avisa que a margem de erro do levantamento é de aproximadamente 2,5 pontos porcentuais — para mais ou para menos — nos resultados gerais. Dessa forma, o grau de confiança do material é de 95%.
Leia também: “O Brasil diz não ao PT”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 238 da Revista Oeste
Pacheco desta vez vai conseguir ser síndico do condomínio dele.
Isto se der sorte…
Zema no Senado? kkkkk sou 1000% O cleitinho, Zema no senado seria só um Aecio Neves 2.0, cleitinho briga de frente e não tem tempo ruim, mesmo senador ele anda por todo lugar e faz inumeras denuncias.
Pacheco é o PT envergonhado.