O advogado constitucionalista André Marsiglia criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a presença de Filipe Martins no julgamento da denúncia contra o ex-assessor da Presidência. Moraes permitiu que Filipe Martins, atualmente em prisão domiciliar, compareça à sessão da Corte. No entanto, decidiu que o ex-assessor pode sofrer punição com multa ou prisão se for filmado por terceiros.
Em publicação no X, nesta segunda-feira, 21, o advogado constitucionalista classificou a medida como “juridicamente errada e lamentável”. Para Marsiglia, a defesa de Martins pede “o mínimo e o óbvio”, que é a garantia de que não haja punição caso a imprensa registre imagens dele durante o julgamento.
“Moraes não está concedendo a Filipe o direito de ir a seu julgamento”, argumenta Marsiglia. “Mas criando-lhe uma armadilha e desestimulando-o a exercer seu benefício.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Para o jurista, o receio de Martins justifica-se porque o ex-assessor já recebeu uma multa “ao aparecer mudo em um vídeo de seu advogado”. E conclui: “Não há nada mais medieval no Direito do que ameaçar prender alguém por atos de terceiros”.
O julgamento de Filipe Martins
O ex-assessor especial do governo de Jair Bolsonaro recebeu autorização de Moraes, na quinta-feira 17, para assistir ao próprio julgamento. A Primeira Turma da Corte vai julgar a denúncia da Procuradoria-Geral da República por suposto envolvimento de Martins numa tentativa de golpe de Estado.
Leia mais: “Moraes nega pedido de Filipe Martins para circular em Brasília”
O julgamento está marcado para a terça-feira 22 e a quarta-feira 23. Martins e sua mulher deixaram a casa onde moram em Ponta Grossa (PR) e chegaram, nesta manhã, a Brasília. O ex-assessor ainda avalia se comparecerá ao julgamento.
Os caras que estão no STF, que são juízes de carreira deveriam ensinar ao Moraes como agir em situações com essa
Alexandre de Moraes precisa ser internado o mais rápido possível
Absurdo em cima de absurdo é assim que o Moraes mostra a sua falta de conhecimento de matérias do direito processual e penal. Sem novidades afinal ele sempre foi um advogado mediano como o tofolli
Achar que esse psicopata do Alexandre de Moraes haja com razão e compaixão, dentro das leis é pueril. Quando o chicote trocar de mãos, eu espero que esse monstro seja tratado pelos mesmos precedentes que criou, juntamente com seus cúmplices.