Aldo Rebelo, ex-ministro da Defesa, publicou um vídeo no Instagram com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste sábado, 24. A postagem ocorreu no dia seguinte à ameaça de prisão feita por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“O Brasil vive uma anomalia na relação entre os poderes”, disse Aldo Rebelo na gravação. “Não estou falando das pessoas físicas, estou falando dos ministros do Estado brasileiro, do Tribunal Constitucional da nação brasileira, é disso que se trata.”
No vídeo, ele cita momentos em que o STF impediu o presidente de fazer escolhas previstas em lei. Entre eles, quando Moraes impediu Jair Bolsonaro de nomear Alexandre Ramagem para a direção da Polícia Federal, em 2020.
“O presidente da República poderia muito bem, se quisesse, devolver um ofício e dizer o seguinte: ‘Olha, eu estou impossibilitado de cumprir, porque a atribuição é minha; a Constituição me dá a atribuição de nomear meu ministro’”, afirmou sobre o episódio. De acordo com Rebelo, o chefe do Executivo poderia alegar que acatar a ordem seria ferir a Constituição.
“Criou-se a noção de que todos os poderes estão subordinados à Constituição, menos o Supremo, ou pior do que isso, de que os outros poderes estão subordinados ao Supremo”, afirmou. “Não. Todos, inclusive o Supremo, estão subordinados à Constituição.”
A ameaça de prisão a Aldo Rebelo
Na sexta-feira, 22, Aldo Rebelo prestou depoimento como testemunha de defesa do almirante Almir Garnier, ex-comandante da Marinha, no processo que apura a suposta tentativa de golpe de Estado depois das eleições de 2022. Enquanto era ouvido, foi repreendido pelo magistrado depois de comentar uma fala atribuída ao militar.
Em razão da represália, disse que não aceitaria censura. Em seguida, Moraes o ameaçou com voz de prisão por desacato.
Ex-aliado do PT
Aldo Rebelo participou da cúpula dos governos do PT. No primeiro mandato de Lula, comandou a Secretaria de Coordenação Política e Assuntos Institucionais (2004 a 2005). Na gestão de Dilma, assumiu o Ministério do Esporte (2011 a 2015), até deixar o cargo para assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia. Depois assumiu a pasta da Defesa, onde ficou até o impeachment da petista, em 2016.
Aldo colocou o Cabeça de OvO no saco.
Provou mais uma vez que este juizeco intimida testemulhas assim como ameaçou a familia do Cid.
E mais, fez o PGR confessar publicamente que fez cagada…
Bravo Aldo…!
Nunca fui alinhado com esse senhor, mas respeito sua história e seu legado como pessoa.
Demonstra inteligência e respeito ao convívio democrático.
Parabéns. Tem de ser homem pra encarar aquele PSICOPATA.
Parabéns Aldo pela coragem, só não entendo como perdeu tanto tempo participando nos desgovernos LULA e DILMA. Provavelmente o convívio com militares quando MINISTRO DA DEFESA lhe fez bem. Incentive-os a segui-lo no cumprimento à CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
INFELIZMENTE, NÃO CONFIO NESTE SENHOR.
DITADURA ESCANCARADA …. há muito vivemos uma ditadura criminosa com trêspôidres poderes acolitados que implanhtam um regime à mpoda chinesa son a omissão e submissão de uma nação ignorante e dividida entre duas ideologias assassinas que nos levam aos caos e ao lixo.
Aldo Rebelo é um formidável patriota, coerente e corajoso. Gostaria muito que todos os brasileiros o conhecessem um pouco mais!
Necessitamos de mais Aldos. De baixo de um STF politizado, uma PGR que opera em marionete “mode” e criadores de scripts convenientes a seus interesses vozes como a dele são um contrapeso importante. Ser de esquerda não significa ser mentiroso.
Enganam-se os esquerdistas que aplaudem hoje às ações arbitrárias e inconstitucionais que emanam do STF, pois o arbítrio, a censura e a ditadura quando instalados não poupam nem as mãos que os alimentou.
Para mim é um comunista arrependido, que por um milagre conectou o tico e teco e tem falado coerências.
Aí o problema do Brasil, o brasileiro não acata a Constituição, seja por ser criminoso mesmo, ignorância, medo e/ou covardia!
A escalada do Ativismo Judicial, insuflado pela imprensa venal capitaneada pela Globo e com muito dinheiro de fora, praticamente se iniciou aí, por uma avaliação “pacificadora” de Jair Bolsonaro.
Esqueceu ele que contra bandido não há negociação.
Se não te prejudicar agora, te prejudicará mais à frente; caso contrário não seria bandido!
Aldo é um patriota de fibra. Acho que é o único progressista democrata de verdade! verdade. Todos os conservadores o apoiam e iram
Aldo é um patriota de fibra. Acho que é o único progressista democrata de verdade! verdade. Todos os conservadores o apoiam e iram
Orando para que mais vozes se ergam contra essas anomalias!
Orando para que mais vozes se ergam contra essas anomalias!
Orando para que mais vozes se ergam contra essas anomalias!