O uso de aeronaves oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) por familiares de autoridades voltou a ser tema de debate depois de uma recente viagem realizada por Luis Cláudio Lula da Silva, filho mais novo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em companhia do ministro da Defesa, José Mucio.
A informação é do portal Metrópoles. Na tarde do dia 5 de maio, Luis Cláudio embarcou em São Paulo com destino a Brasília, compartilhando o voo com Mucio e integrantes do Ministério da Defesa.
A solicitação da aeronave pela pasta ocorreu depois de um evento promovido pelo Lide, grupo empresarial liderado pelo ex-governador João Doria, durante o qual Mucio fez um discurso centrado em questões de segurança nacional.
Além do filho de Lula: família de ministro também pegou carona em avião da FAB

Além de Luis Cláudio e do ministro, a lista de ageiros da aeronave da FAB incluía 13 pessoas, entre elas familiares de Mucio, como sua mulher e seu filho, o advogado José Múcio Monteiro Neto.
O Lide, anfitrião do almoço, é reconhecido por manter relações políticas tensas com o PT, já que Doria é considerado adversário de Lula e aliados.
O caso não é inédito entre os filhos do presidente. Em novembro de 2024, Fábio Luís Lula da Silva, conhecido como Lulinha, também viajou em avião da FAB, acompanhando ministros da Fazenda, Fernando Haddad; do Planejamento, Simone Tebet; e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. A viagem na ocasião realizou o trajeto de Brasília para Guarulhos.
Regras do uso de aeronaves oficiais
Segundo o Ministério da Defesa, o uso de aviões da FAB por ageiros indicados por autoridades está respaldado pelo Decreto 10.267, de 2020. A regra permite o preenchimento de assentos vagos.
A Aeronáutica detalha que, além do presidente e vice da República, presidentes do Senado, da Câmara, e do Supremo Tribunal Federal têm direito ao transporte em atividades oficiais, além de situações de segurança, emergência médica ou deslocamento até a residência permanente. O mesmo benefício vale para ministros de Estado.
O embarque em aviões da FAB oferece facilidades aos ageiros, como o o a áreas restritas dos aeroportos e a dispensa das filas comuns, proporcionando maior comodidade em relação aos voos comerciais.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Esse desgoverno já virou putaria com nosso dinheiro