O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta segunda-feira, 5, que a Corte agiu conforme determina a Constituição ao julgar os envolvidos nos atos do 8 de janeiro de 2023.
A declaração foi feita durante um evento da Ordem dos Advogados do Brasil realizado em Madri, na Espanha. Segundo ele, o STF exerceu seu “dever de ação” diante da invasão e da depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília.
“O Tribunal se orientou pelo dever da ação que decorre da Constituição”, disse o magistrado. “O mesmo se pode dizer da defesa da democracia.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, Gilmar argumenta que a Constituição de 1988 consolidou uma “democracia ativa, descendente e militante”, incapaz de tolerar investidas contra o Estado Democrático de Direito.
O ministro também atacou o que classificou como um processo coordenado de desinformação contra o sistema eletrônico de votação. Para ele, a tentativa de desacreditar as urnas fez parte de uma articulação mais ampla para manter o poder em caso de derrota.
Gilmar menciona a atuação do ex-ministro da Defesa e general da reserva Walter Braga Netto, preso em dezembro de 2024 durante a Operação Contragolpe.
Segundo o ministro, as constantes comunicações de Braga Netto com o Tribunal Superior Eleitoral, sob a justificativa de entender o sistema, integravam um plano para questionar os resultados das eleições.
“Tivemos a negação, o questionamento do sistema eleitoral de votação eletrônica, um sistema que há mais de 20 anos funciona e nos orgulha”, conclui Gilmar.
Braga Netto segue preso por decisão unânime do STF
Braga Netto continua preso preventivamente desde dezembro do ano ado. Em março deste ano, os magistrados do Supremo Tribunal Federal decidiram, de forma unânime, manter a prisão.
O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, revela supostos indícios de que o general interferiu nas investigações a partir de agosto de 2023.
+ Leia também: “Com ingressos a R$ 9 mil, OAB realiza seminário em Madri e leva cúpula do Judiciário brasileiro”
A Polícia Federal também cumpriu mandados de busca e apreensão na residência do militar em Copacabana, no Rio de Janeiro, e na casa de seu assessor, o coronel Flávio Botelho Peregrino.
Segundo a corporação, há suspeitas de que ambos tentaram dificultar a coleta de provas na fase de instrução penal.
Presumo que CIA, FBI, MOSSAD e PJ-Portugal, já tenham o mapa dos ativos, os laranjas na hora da venda.
Está na lista dos escândalos a serem revelados.
Esperar o quê desse jagunço de Mato Grosso?
No dia em que ele conseguir explicar suas mudanças de posição sobre vários assuntos críticos da atualidade, quiça, na melhor das hipótese, poderemos confirmar que não a de um FDP.
Claro, que deverá informar também quanto recebeu para mudar radicalmente de posição.
Esse ministro não tem moral, ética e caráter para dar opiniões sobre a justiça brasileira. É uma vergonha!⚖️👺🫣🤬
O sistema judiciário, juntamente com o legislativo e executivo estão contaminados pela corrupção. Incrível a desfaçatez de todos eles em torcer a verdade e tentar justificar o injustificável. Fico imaginando como seria a justificativa desses corruptos aos seus filhos e netos, pai e mãe. Será que todos chafurdam na mesma lama?
Típica narrativa mirabolante para justificar seus atos injustos e injustificáveis.
O país sendo saqueado de forma estratosférica e esses esses caras perdendo tempo com essa invenção.
OAB fazendo seminários em Madrid? Alguma sacanagem existe: quem patrocina? quem paga a participação do gilmar mende$ ??? Por que esses encontros não podem ser feitos no Brasil??? E o ministro, por que não está aqui trabalhando, para diminuir a fila de mais 100 mil processos plarados aguardando decisão no STF???? É muita vagabundagem, desses ministros e da OAB, que só se preocupou com celulares e não com os milhares de acusados que estãosendo condenados sem defesa, ou sem o aos processos e às denúncias?????
Óbvio , o cara faz parte da quadrilha e vai ficar contra kkkkk
esse senhor muda de opinião igual a biruta de aeroporto,,,, penso que fraude nas urnas não acontece, por um simples fato, o estado de São Paulo é a “joia da coroa”. Portanto pense, se houvesse fraude nas urnas, o PT já estaria governando o estado há muito tempo e graças a Deus isso nunca aconteceu,,,,, No entanto, é de estranhar a teimosia desses togados em não aceitarem facilitar uma simples conferencia no pleito presidencial.
É só dar um google e ver que esse cretino é puramente fisiológico. Busca as declarações desse sem vergonha de 10 anos atrás e veja o que ela fala.
Não tem alma a muito.
Será que os outros países também fazem este tipo de reunião fora de seu território?
O Brasil é muito rico e pode bancar isto facilmente, mas isto é necessário?