Em decisão tomada neste domingo, 18, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu para a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestem a respeito do pedido feito por Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por meio de ação levada à Corte, o dirigente busca voltar ao cargo.
Conforme despacho do integrante do STF, tanto o advogado-geral da União, Jorge Messias, quanto o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terão cinco dias para apresentarem seus pareceres sobre o caso. Em linhas gerais, AGU e PGR terão de indicar ao tribunal se são favoráveis ou contrárias ao retorno de Ednaldo ao comando da CBF.
Ednaldo deixou a presidência da CBF na última semana, em razão de decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. De acordo com o órgão, o dirigente participou da elaboração de falsificação de uma que justamente o ajudaria a seguir no cargo.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Com o afastamento de Ednaldo Rodrigues, Fernando Sarney, filho do ex-presidente José Sarney, assumiu interinamente a presidência da entidade. No posto, Fernando convocou eleição para a composição da nova diretoria da CBF. Se nada mudar, o pleito, programado para o próximo domingo, 25, será meramente simbólico. Afinal, o presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, consta como único candidato.
Relação de Gilmar Mendes com a CBF

Relator no STF do pedido feito por Edinaldo Rodrigues, Gilmar Mendes mantém negócios com a CBF. Conforme explicam Augusto Nunes e Eugenio Goussinsky na reportagem de capa da Edição 269 da Revista Oeste, a relação — inclusive financeira — do ministro com a entidade máxima do futebol brasileiro se dá por meio do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
Leia mais
“Em junho de 2017, Gilmar entregou a direção [do IDP] ao filho Francisco Mendes, o Chico. Sem descuidar de lucrativos seminários internacionais nem de eventos como o Gilmarpalooza, o herdeiro tratou de buscar sócios para a exploração de filhotes do IDP — e para empreendimentos que ampliassem o faturamento”, informam Nunes e Goussinsky. “Assim surgiu a CBF Academy, braço educacional da CBF istrado pelo IDP, responsável pela gestão e comercialização dos serviços oferecidos pelo fruto da parceria. Uma cláusula estipula que o IDP ficaria com 84% da receita — a CBF, com 16%. Em 2023, a receita foi de R$ 9,2 milhões.”
Mais detalhes da parceria do IDP, de Gilmar Mendes, com a CBF estão presentes na matéria “Outro 7 a 1”. A íntegra do texto está disponível aos mais de 100 mil s da Revista Oeste.
Beiçola segue como fortíssimo candidato à juntar-se à seleta turma da ABL. Míriam, Merval, Sarney, …. já debutaram.
Se puderem usar as urnas SEM COMPROVANTE IMPRESSO DO VOTO, até a auto proclamada Vice-Presidenta poderá ter assento vitalício, recebida com uma “salma de palmas”.
Brasil, triste fim. Viramos não só uma republiqueta de banana, como um País comandado pelo Narcotráfico, o Narcoestado Brasileiro está envolvido em tudo. Até o futebol foi destruído, o sujeito Ednaldo falsifica e a AGU, PGR e STF, vão colocar o sujeito de volta na cadeira
Esse sujeito não tem nenhum escrúpulo! Sujeitinho asqueroso. Só em um país bananeiro que tem um juíz de suprema corte des(qualificado) desse
Esse sujeito não tem nenhum escrúpulo! Sujeitinho asqueroso. Só em um país bananeiro que tem um juíz de suprema corte des(qualificado) desse
STF está comprometido pela ação de servidores públicos que não dão a mínima aos preceitos da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência. Portanto, deveriam ser demitidos.
Lula da aviso a todos os “FONCIONÁRIOS”
1 . “Daqui pá frente só pá trais”
2. “Não vamo aceitá tentativa de “GÓPI” sem criá uma narrativa ”
3. Pede auxílio para o Barroso ” Perdeu Mané não amola ”
4. E para o Mao Tse Tung que tirou 40 milhões de chineses da miséria os matando no ” paredón” ou de fome. Talvez o papa veja aqui uma Santa ” Santa Ignorância ” . E tem gente que aplaude. Como dizia Nelson Rodrigues ” OS IDIOTAS VAO DOMINAR O MUNDO NAO POR SUA CAPACIDADE MAS POR SUA QUANTIDADE ELES SÃO MUITOS”
Foi o FHC que pariu essa excrescência.
Onde tem falcatrua e corrupção tem a mão de ministro do STF, que deveria ser o guardião da lei.
completamente in parcial.
Assalto explicito de Gilmar mendes , extrapola toda Canalhice com a maior cara de pau , perdeu toda vergonha .
Lamentável como o Brasil perdeu o norte jurídico
Onde há roubo lá está Gilmar Mendes
Como que o Brasil aceita um pilantra desses na justiça?