O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem “grande chance” de ser alvo de sanções por parte do governo norte-americano. A declaração foi feita nesta quarta-feira, 21, durante audiência na Câmara dos Deputados.
A declaração foi dada em resposta a uma pergunta do deputado republicano Cory Mills, que levantou preocupações sobre violações de direitos humanos no Brasil. Segundo Mills, “temos visto censura generalizada, perseguição política, o direcionamento contra toda a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns”.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O parlamentar também mencionou a “prisão eminentemente motivada por razões políticas do ex-presidente Bolsonaro” como parte do endurecimento repressivo no país promovido pela Suprema Corte, em especial Moraes.
Durante sua intervenção, Mills destacou ainda que “essa repressão ultraou as fronteiras do Brasil, impactando indivíduos em solo dos EUA”, ao citar um artigo do jornal britânico Financial Times, de 2023, como referência para sustentar a gravidade das alegações.
AGORA, NO CONGRESSO AMERICANO!
— Marcel van Hattem (@marcelvanhattem) May 21, 2025
Secretário de Estado @marcorubio anuncia : GRANDES POSSIBILIDADES de sanções a Alexandre de Moraes por violações aos Direitos Humanos.
Foi resposta ao deputado @CoryMillsFL sobre o que será feito contra censura e perseguição no Brasil e nos EUA. pic.twitter.com/q6KV50DCh1
Diante da pergunta direta sobre a possibilidade de sanções contra Moraes com base na Lei Magnitsky, Rubio confirmou que o tema está sob análise no momento, mas “há uma grande, grande possibilidade de que aconteça”.
A Lei Global Magnitsky, mencionada por Mills, é um instrumento legal adotado pelos EUA que permite a imposição de sanções a indivíduos envolvidos em violações graves de direitos humanos ou corrupção significativa. As penalidades previstas incluem congelamento de bens sob jurisdição norte-americana e restrições de entrada no país.
Leia mais:
Moraes é alvo de três pedidos de sanções nos EUA
Congressistas norte-americanos discutem a imposição de sanções contra Moraes há meses. Até o momento, há três medidas contra o magistrado em discussão no Congresso dos EUA. A primeira delas, aprovada em fevereiro, veta a entrada de Moraes no país.
Intitulada como “No Censors on our Shores Act”, ou “Sem Censores nas Nossas Fronteiras”, o texto ainda precisa ar pelo plenário da Câmara dos Representantes e pelo Senado antes de ser sancionado pela Casa Branca.
Há ainda um pedido oficial de sanções contra Moraes em pauta. O deputado Rich McCormick, do Partido Republicano, pediu ao governo de Donald Trump para banir o visto e impor sanções financeiras contra o ministro do STF. O pedido também se fundamenta na Lei Magnitsky.

Rich McCormick acusa Moraes de instrumentalizar o Judiciário brasileiro para proteger Lula e silenciar a oposição, com vistas às eleições de 2026. O ministro do STF pode perder o ao sistema financeiro global se o pedido do deputado dos EUA for aprovado — o que implicaria o bloqueio de bens e a perda de o a contas bancárias e cartão de crédito.
“Moraes também é uma ameaça para os EUA, ao censurar companhias norte-americanas, suprimir a liberdade de expressão e violar a soberania digital”, disse o McCormick em publicação no X. “As táticas autoritárias dele demandam ação.”
A terceira medida a ser discutida é uma visita de senadores norte-americanos ao Brasil para fiscalizar Moraes. O senador republicano Mike Lee anunciou, em publicação no X, que virá ao país para investigar as ações do ministro. Ele afirmou a intenção de fazer “questões duras” sobre Moraes e a instrumentalização do Judiciário.
Leia também: “Togas fora da lei”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 245 da Revista Oeste
A pedido do Bozó barrozo , a América tramou contra nossa democracia afastamdo o desejo popular de reeleger o Bolsonaro , na verdade só Deus sabe o tanto de tramóias que fizeram o lule vencer a eleição> Então nada mais justo que o governo atual levantasse parte da trama e revelasse a sabotagem que fizeram durante 4 anos.
🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱🥱
Não acredito….muita conversa e pouca ação…cachorro que late não morde.
Então prepare o traseiro para a mordida!
🤣🤣🤣🤣 vcs são malucos. Acreditando que vai acontecer alguma coisa com o Xandão. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
vergonha para os senadores brazucas… não honram o que é roubado do contribuinte e não fazem o que precisa ser feito.. quanto ao ditador, pode seguir conselho do coleguinha e visitar aquela cidade turística no MA… mas espera ae… o ditador expediu um ofício dando 48h para Marco Rubio explicar o que quer dizer com estas sanções.. agora os EUA tremeram na base…
Excelente! Conto os dias e as horas para que isso aconteça. Go Trump!
Vc é maluco. “Go Trump”. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
o cabeça de ovo esta rindo com essas medidas,,,,,quem tem que tomar atitude é o senado brasieliro, mas como a maioria tem o rabo preso essa possibilidade não existe, pobre Brasil.
Mas parece que ele esticou demais a corda, e com a pessoa ou país errado! Megalomania tem cinsequencias!
não dá nem para acreditar.