Marcio Pochmann, presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicou nesta quarta-feira, 7, em suas redes sociais, um mapa-múndi invertido, com o Sul na parte superior e o Brasil no centro.
O dirigente justificou a mudança como uma forma de destacar o protagonismo brasileiro no cenário internacional.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No comunicado, Pochmann afirma que o objetivo é enfatizar “a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais, como o Brics e o Mercosul e na realização da COP30 no ano de 2025”.
Essa iniciativa, entretanto, não é inédita. Em abril de 2024, o IBGE havia apresentado um mapa com o Brasil no centro, mas na orientação tradicional.
Novo mapa-mundi
— Marcio Pochmann (@MarcioPochmann) May 8, 2025
O IBGE lançou um novo mapa-múndi com o Brasil no centro, contendo o sul na parte superior do mapa, também identificado por mapa invertido.
A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como no BRICS e… pic.twitter.com/Yd5LIb1T38
A novidade, naquela ocasião, fazia parte da nona edição do Atlas Geográfico Escolar, que foi duramente criticada, por conter erros científicos e cronológicos.
Entre as falhas mais graves identificadas na publicação estavam confusões sobre os períodos Jurássico e Cretáceo, que erraram a idade dos períodos geológicos por milhões de anos. O instituto reconheceu as imprecisões e publicou uma errata depois da repercussão negativa.
Presidente do IBGE coleciona polêmicas dentro do órgão
Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Marcio Pochmann assumiu a presidência do IBGE em agosto de 2023.
Economista reconhecido por posições heterodoxas, Pochmann já dirigiu entidades próximas ao PT, como a Fundação Perseu Abramo e o Instituto Lula. Ele também presidiu o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Durante sua gestão, Pochmann recebeu diversas críticas internas. Funcionários do IBGE denunciam uma istração autoritária e ideológica. Em carta aberta divulgada no início deste ano, técnicos do instituto acusaram a direção de “desrespeito ao corpo técnico” e autoritarismo.
Um dos principais alvos das críticas foi a criação da Fundação IBGE+, uma entidade pública de direito privado vinculada ao instituto, apelidada pelos servidores de “IBGE paralelo”.
Depois de protestos dos funcionários, o governo suspendeu a operação da fundação em janeiro de 2025.
Pochmann, em audiência pública realizada em abril no Senado, rejeitou as acusações de autoritarismo e garantiu que a criação da IBGE+ ocorreu de maneira transparente.
+ Leia também: “IBGE: desemprego tem 4ª alta consecutiva e alcança 7%”
Segundo ele, a proposta emergiu de um debate durante o 1º Congresso Nacional dos Servidores do IBGE, em novembro de 2023.
O presidente do IBGE também argumentou que os cortes orçamentários e o aumento dos custos de pessoal justificam iniciativas como a criação da fundação, considerada essencial por ele para ampliar os recursos da instituição.
Que petista mais ridículo! Desmoraliza a própria Unicamp. Isso é consequência de não ter o que fazer de construtivo para o país. Como pode estar no IBGE? Uma inutilidade!
Enquanto isso, roubam os velhinhos
Mais um esquerdalha imbecil
Só se for no centro da corrupção ….
Hoje o Brasil só é protagonista na roubalheira e na corrupção.
Como se não tivéssemos mais nada a fazer neste nosso (ainda) Brasil.
É inacreditável tamanho grau de idiotice imbecil.
Ou será de imbecilidade idiota?
Mas dessa vez concordo com o Pokemann lixo, o Brasuela está assim mesmo, de cabeça-para baixo com esse DESgoverno, inversão de valores totalmente e no centro do mundo em matéria de corrupção e ladroagem.
E ainda fazendo o povo virar para cair até a moedinhas do bolso do povo, para sustentar esse “sistema” comunista-ditatorial do qual mantem somente os bandidos no poder!!
Perfeito, ia escrever algo parecido… na verdade o mundo inteiro está mesmo de cabeça pra baixo…
essa gentalha de esquerdopatas se superam dia-a-dia.
a imbecilidade dessa corja parece não ter limites.
precisam ser avisados de que idiotice tem sim limites.
pobre e podre Brasil.
Bostil, posição de liderança mundial? BRICS, Mercosul e COP30? Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah!!!…
Será que esse cidadão sabe a diferença entre NORTE E SUL? E o porquê de ter sido sempre assim? E que o Norte está sempre no topo das impressões gráficas dos mapas?
Temos que chamar o IBAMA, o Brasil esta infestado com Jumentos e parasitas que estao roubando os aposentados do INSS. Certamente colocaram no centro por ser o foco de toda a corrupçao. COLOCAMOS UM FIM AOS COMUNISTAS OU IREMOS PERDER O BRASIL.
Meu Deus do céu, é verdade que estou assistindo a isto?Pobre nação,entregue a energúmenos como esse.
Um cara desse deve ser encaminhado para um psiquiatra,com certeza tem a mente deformada.Aqui pra nós,pra que serve um sujeito desse?Quanto ganha e gasta uma coisa dessa para ter um cargo no nosso país?Como o país pode sair do marasmo!
A IMBECILIDADE, A IGNORÂNCIA E A BURRICE, FAZ -SE PRESENTE 100% NESSA GESTAO DO IBGE.
A esquerda sempre quis virar o mundo de cabeça para baixo, nada de novo. Agora, acredito que vai ser mais uma daquelas idiotices que não vai pegar, ninguém vai usar, virar meme e no final ser esquecida. Ao longo do processo, é claro, muito dinheiro gasto com impressão de mapas a valores superfaturados e despesas similares.
O rapaz tem razão o Brasil hj é protagonista sim, pena que que seja nas páginas policiais e no ranking da corrupção, infelizmente.
A esquerda e sua eterna mania de querer subverter tudo e mais um pouco em nome duma ideologia porca, perversa, genocida e que jamais funcionará como solução para as mazelas da humanidade. Muito ao contrário: esquerdismo é a grande mazela, o grande câncer da humanidade, desde sempre.