O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, declarou nesta quarta-feira, 19, que a polícia executa prisões com equívocos, e, assim, o Judiciário obriga-se a soltar os presos.
“É um jargão que foi adotado pela população, que a polícia prende e o Judiciário solta. Eu vou dizer o seguinte: a polícia prende mal, e o Judiciário é obrigado a soltar”, afirmou o ministro.
Lewandowski: faltam provas e dados concretos
Segundo o site da CNN, Lewandowski rebateu sobretudo críticas sobre o papel do Poder Judiciário em uma palestra acerca do impacto da PEC da Segurança Pública nos setores de comércio e serviços.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), entre 2006 e 2023, disse principalmente que a instituição policial, às vezes, prende sem provas nem dados concretos. Conforme o atual auxiliar de Lula da Silva, se as prisões fossem de forma técnica, com dados e indícios probatórios, dificilmente os infratores ganhariam dessa forma a liberdade.
“É claro que nós temos que aperfeiçoar isso, nenhum juiz soltará um criminoso. Ele não está lá para soltar, ele está lá para fazer justiça. A polícia tem que prender melhor”, afirmou.
A PEC da Segurança Pública vem sofrendo críticas de governadores e parlamentares de oposição ao governo Lula. Nesse sentido, Lewandowski apresentou uma nova versão, depois de sugestões de governadores. Eles reclamaram da possibilidade de o texto abrir brecha para interferência da União na autonomia dos governos locais na gestão da segurança.
Para Caiado, um “truque de palavras”
Quem era contra a proposta, contudo, não mudou de opinião, mesmo depois das modificações. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por exemplo, afirmou haver um “truque de palavras”. Na sua visão, não houve mudanças depois das negociações do governo federal com secretários de Segurança Pública e chefes dos Executivos locais.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O desgoverno não tem compromisso com a segurança da população.
O que esse pilantra entende de direito?
eu juro que não sei se é má intencãol, ou se o cara é canalha mesmo.
estamos vivendo dias de “Dilmarréia”, no governo do Llulladrão / llullarápio / llullallau.
Desconheço um sujeito mais cara de pau do que esse !! Tem delinquente que já foi preso mais de 50 vezes e isso significa então que a Polícia não aprende ? Quem sabe esse Filho da Puta não sai as ruas junto com a polícia para ensinar a técnica correta ?
Mais um esclerosado que se dedica a fazer e falar merda acompanhando seu patrão e ferrando o país
Lorota! Sabemos que o judiciário está tomado por juízes esquerdistas e os que não são, estão com medo de represálias do CNJ, que foi criado não para defender a integridade judicial, mas perseguir os que não concordam com a ideologia esquerdopata.
Manteve a Dilma elegível porque? Culpa de quem?
E a polícia dita Federal, sob às ordens deste tal ministro, que escreve 98 vezes a palavra “possivelmente”, num processo que visa condenar um “inimigo” do ministro sem argumento minimamente adulto?
E está coisa ainda está sendo usada, no processo em que os ditos “juízes supremos” estão se baseando, para condenar, evidentemente sem provas, um ex presidente tornado inimigo pessoal de todos estes? Competente ou descartável, lixo puro?
Competente ministro?
Oi
Continua pagando sua nomeação, feita pela sua mãe a falecida esposa do ladrão. Continua o mesmos Trankeirowiski de sempre.
O que esperar desse petista? Pior ministro da Justiça de todos os tempos. O que fez de positivo a frente do Ministério? Demoniza a polícia e defende bandido. Vergonha.
Num País que descondenam o cadeiero e liberam o André do Rap, podemos esperar alguma declaração coerente de um ministro da justiça?
É um canalha mesmo !! Não há duvida nenhuma !!
Está gaga, tudo bem que e imoral , milionario socialista, já deve estar comunista mas a dementcia chegou .
Kg e mais kg de cocaina no carro náo é prova . Devoluçáo de dinheiro roubado tb não é prova . Vai mentir l là nos quinto do inferno
Concordo com você. Esse ministro é um brincalhão!