Durante evento em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a elite brasileira deveria sentir vergonha por não ter garantido o dos mais pobres à educação superior.
O petista fez a declaração nesta segunda-feira, 14, durante a inauguração de um novo campus da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Lula voltou a criticar o atraso histórico na fundação de instituições de ensino no país. Segundo ele, o Brasil só criou o seu primeiro centro em 1920, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, enquanto o Peru já contava com uma em 1550.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ao elevar o tom, o petista argumenta que o atraso educacional nacional só foi enfrentado quando um “mecânico sem diploma universitário” assumiu o comando do Executivo. Portanto, ele afirma ser “o presidente que mais fez universidades” e “institutos federais” na história do país.
“O Brasil só foi ter sua primeira universidade federal em 1920, o Peru teve em 1550”, disse Lula. “A elite que ocupou este país a partir de Portugal só imaginava que a gente fosse indígena, negro, trabalhador e cortador de cana.”
Público pede que Lula barre possível cassação de Glauber Braga
A cerimônia contou com a presença dos ministros da Educação, Camilo Santana; da Secretaria-Geral, Márcio Macedo; e dos Transportes, Renan Filho. Participantes do evento vaiaram Wladimir Garotinho (PSD), prefeito de Goytacazes. Além disso, os manifestantes ligados a movimentos estudantis usaram a cerimônia para cobrar Lula.
Nesse sentido, eles entoaram gritos de “Glauber fica”, pedindo ao presidente que se posicione contra a possível cassação do mandato do deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), em tramitação na Câmara.
O governo aproveitou o evento para anunciar novos investimentos na educação fluminense. O campus da UFF recebeu ree de R$ 74,4 milhões. Da mesma forma, a istração lançou um edital da Rede Nacional de Cursinhos Populares, programa que vai apoiar vestibulandos de baixa renda.
+ Leia também: “Ministros de Lula visitam Glauber Braga, que segue dormindo na Câmara”
Com a popularidade em queda, o governo tenta se reposicionar com entregas na área social. Segundo a pesquisa Genial/Quaest, 56% da população desaprova a gestão Lula. Os compromissos no Rio fazem parte de um esforço de comunicação coordenado pelo Planalto.
caramba.. o ladrãozinho pinguço de nove dedos consegue criticar ele próprio, afinal, ele é um homem branco, rico e preconceituoso que utiliza sua fortuna para bancar as exigências de sua cuidadora ao invés de destinar sua fortuna em benefício da causa e dos cumpanhêro da quadrilha.
Mesmo discurso de sindicalista imbecil de 30 anos atrás.
Idiota senil.
Deve fazer qualquer coisa menos cadeias, afinal seria incoerente ladrão construir presídio.
Pior que esse ladrão-velho, carniça encachaçado também faz parte da “elite”, mas da pior forma: roubando…
E fazer Faculdade publica é fácil, manter decentemente que é difícil, ainda mais com a finalidade de ser um antro de formadores de “esquerdolóides” drogados seguidores de ladrões!!!
O problema do Brasil é ter como presidente um sujeito analfabeto, burro e mentiroso
Acho que ele percebeu há tempos que as universidades eram um ninho amigo para abrigar comunistas de todo o tipo, militantes esquerdistas e outros degenerados intelectuais conforme aconselhava o Gramsci. Acho que alguém disse isso para ele, então ele resolveu criar um monte de universidades para fazer progredir a doutrinação comunista. Sempre aproveita a oportunidade para se engrandecer e dizer que é um tremendo ignorante irrecuperável, mas que criou universidades.