O Ministério da Cultura realiza, nesta terça-feira, 20, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, principal honraria do setor no país. Ao todo, 111 personalidades brasileiras e 14 instituições receberão a condecoração. O ator Ary Fontoura, a apresentadora Xuxa Meneghel e o humorista Paulo Vieira estão entre os homenageados.
A cerimônia marca o retorno da premiação, suspensa desde 2019. Na ocasião, o então presidente Jair Bolsonaro interrompeu a solenidade. Agora, com o tema “Democracia e Cultura,” a pasta celebra os 40 anos de sua fundação.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“A volta da Ordem do Mérito Cultural é um marco importante, pois valoriza aqueles que constroem a nossa cultura com dedicação e talento”, disse Margareth Menezes, ministra da Cultura. “É o reconhecimento da cultura enquanto alicerce para a democracia e para a construção de um país mais inclusivo e diverso.”
Como resultado, o governo federal reconhecerá os homenageados em três graus distintos:
- Grã-Cruz, para as maiores distinções;
- Comendador, para contribuições de destaque; e
- Cavaleiro, para atuações relevantes em suas áreas.
Evento da Cultura reinaugura Palácio Gustavo Capanema
O evento deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama do país, Janja da Silva. Durante a solenidade, o governo também vai reinaugurar o Palácio Gustavo Capanema.
Símbolo do modernismo brasileiro, o prédio permaneceu fechado por dez anos. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, conduziu uma reforma ampla no edifício.
+ Leia também: “TCU suspende licitação do Ministério da Cultura”
A restauração do Capanema incluiu, por exemplo, modernização elétrica, hidráulica, sanitária e do sistema de combate a incêndios, além da recuperação de elementos originais da década de 1940, como luminárias, persianas e o mobiliário.
Os jardins de Burle Marx também aram por intervenção. Até o segundo semestre, as obras de arte presentes no edifício também serão restauradas. Ao todo, a União destinou R$ 84,3 milhões para as reformas.
Amor estranho amor , como no filme que ela que esconder a todo custo, a relação é pornográfica…
Eles se merecem.
Gentalha deloúltima!
Duas imbecis! Uma não sabe nada, a outra: Nunca soube! Duas vacas desnecessárias!
Essas mulheres esquerditas são feias pra caceta!
Ignorantes…e
A cultura, assim como a Constituição, podem ser utilizadas para o bem e para o mal. Depende de quem a aplica e interpreta, se beneficiando dos ignorante e dos corrompidos.
Nós não temos mais Cultura na expressão e no conteúdo. Nós temos a “corruptura”
Entretenimento e proselitismo político que visam lucro e conservar a ignorância coletiva
Se merecem! Duas infantiloides! Oportunistas!
Paulo Vieira? Aquela bicha comunista que desejou a morte do Luciano Hang?
Que beleza!
É pela “cultura” representada pela xuxa e outros e outras do mesmo tipo, que o Brasil é um país de ignorantes incuráveis e que se encontra nessa posição de terceiro mundo com louvor. Esses “artistas” responsáveis por nossa cultura de nível zero e que receberão honrarias pelos seus péssimos serviços estarão em boa companhia com dois ignorantões pós-graduados em burrice profissional.