O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou a discussão entre os presidentes Donald Trump, dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, de “cena grotesca”. O petista deu a declaração neste sábado, 1º.
Lula afirmou que Trump humilhou Zelensky, no encontro realizado nesta sexta-feira, 28, em Washington, D.C, capital dos Estados Unidos.
“Sinceramente, não sou diplomata”, disse o petista. “Mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, não via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa como aquela que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na ocasião, Trump advertiu Zelensky sobre a falha de suas articulações para conter a ofensiva russa. O norte-americano também destacou os US$ 350 bilhões enviados pelo ex-presidente Joe Biden à Ucrânia para apoio militar.
“Você está jogando com a terceira Guerra Mundial”, disse Trump. “Demos a você, por meio daquele presidente estúpido, US$ 350 bilhões. Demos a você equipamento militar. Você é corajoso, mas usou o nosso equipamento militar. Se você não tivesse o nosso equipamento militar, esta guerra teria acabado em duas semanas.”
Lula argumentou que a retaliação do político norte-americano foi desrespeitosa. Ele acredita que o embate na Casa Branca deve prejudicar a União Europeia.
“Acho que o Zelensky foi humilhado”, considerou Lula. “Acho que, na cabeça do Trump, o Zelesnky merecia isso. Acho que a União Europeia foi prejudicada. É bem possível que a Europa fique responsável pela manutenção da Otan e é bem possível que a Europa seja responsabilizada pelo desastre que está acontecendo.”
O petista afirmou que o conflito provocado pela ofensiva russa, “na verdade, não é um problema de nenhum país”, mas sim “responsabilidade de gente que não quer discutir a paz e que prefere discutir a guerra”.
No ado, Lula disse que resolveria o conflito em “mesa de bar”
Em março de 2022, Lula afirmou que resolveria a guerra entre Rússia e Ucrânia “numa mesa de bar”. Durante o evento Democracia e Igualdade, realizado pela Universidade do Rio de Janeiro e pelo Grupo de Puebla, o petista apresentou sua proposta para o cessar-fogo.
“O povo quer paz, o povo precisa de paz”, disse Lula. “A quem interessa essa guerra? Aqui, no Brasil, a gente conversaria com cerveja, numa mesa de bar. Se não fosse na primeira cerveja, seria na segunda, ou até a caixa acabar.”
+ Leia também: “Lula participa da posse de pupilo de Pepe Mujica na Presidência do Uruguai”
Já está de malas prontas pra estreia do aerolula 51. Esse assunto do Trump malcriado vai ser um bom tema
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Alcoólatra, analfabeto, anticristo,ligados a ditaduras venezuelanas ,cubana,Coreia do Norte , Nicarágua , gabinete formado por ex terroristas ,torturadores ,ladrões de banco um bando de anistiados .
Quer ensinar uma potência mundial como agir .
Quem, além dos comprados baratos , no mundo liga para o que fala esse alcoólatra envelhecido e burro
🤜🏻🤛👏👏👏👏👏
Mesma matéria da cnn! Mesmo texto, mesmas palavras…
Revista Oeste aderiu ao consórcio de mídias?
Discutir ou prestar atenção no que o Lula fala é a mesma coisa do que discutir com bêbado quando o bar já está fechando…
Chupa 🐦⬛
MAIS UMA PÉROLA DO ANALFABETO, IGNORANTE, FEDORENTO
O cara não consegue governar o Brasil, mas quer meter o nariz em um assunto que não entende, aliás do que será que essa besta quadrada entende, beber cachaça, mais uma declaracao de quem vive alcoolozado.