O Ministério Público do Trabalho (MPT) encontrou indícios de que a prática de assédio moral no Ministério dos Direitos Humanos é em âmbito geral. O órgão acredita que os possíveis crimes continuam, mesmo depois da saída do ministro Silvio Almeida. O então chefe da pasta perdeu o cargo no ano ado em razão de denúncias de assédio e importunação sexual, inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
Conforme reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, um inquérito do MPT apura supostos casos de assédio moral na pasta. O episódio que envolveu Almeida continua sob investigação da Polícia Federal, em um processo que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).
Para MPT, problemas são generalizados
O Ministério dos Direitos Humanos afirmou ao jornal que, desde a posse da ministra Macaé Evaristo, apura todas as denúncias. No começo das apurações, integrantes do MPT suspeitavam que o assédio moral dentro da pasta era pontual, concentrado no alto escalão, e envolvia apenas servidores que tinham relação direta com o então ministro Silvio Almeida.
Depoimentos de vítimas e testemunhas anexados ao inquérito mostraram, no entanto, que as irregularidades continuaram. A constatação fez com que a investigação se ampliasse para outros departamentos. A suspeita ganhou força em razão do alto número de afastamentos por saúde mental.
Outro fator que chamou atenção dos promotores foi a troca de funcionários no ministério. A investigação segue em curso. Ao fim do inquérito, o MPT pode firmar um acordo para que a pasta adote medidas concretas para prevenir e combater o assédio moral e, na opção mais severa, processar o ministério na Justiça Trabalhista e cobrar multa.
Em janeiro, o Ministério dos Direitos Humanos apontou à Controladoria-Geral da União (CGU) “sérios indícios” de que a própria pasta, durante a gestão Silvio Almeida, retaliou uma funcionária que denunciou assédio sexual e moral no ministério. A AGU assumiu a apuração.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
O PT é, realmente, o Partido dos Tarados.
A TARA se espalhou como um câncer… Já está em metástase…
Malditos! Nesse exato momento milhares de funcionários sofrem Assédio Moral, uns caem em Depressão para nunca mais saírem,outros viram zumbis, tornando-se imprestável para o trabalho de excelência.
Holerite garantido, trabalho é pouco, galera atuante nos gêneros . Porque não ?
🚨🚨🚨🚨🚨Cadê os menines?
Saraiva .
Noronha
Antibozo
O negão vai pegar vocês .
ahahaha verdade, do jeito que esse negão Almeida pega qualquer coisa sem medo, igual a Anelle Franga, traça esses “esquerdinhes” tranquilo… ahahaha
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Extrema esquerda ama cultura,direitos humanos, só não ama o trabalhador .
Já ou da hora de acabar c esse ministério.