O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes interrompeu, nesta terça-feira, 15, o processo de extradição do traficante Vasil Gergiev Vasilev, um cidadão búlgaro, para a Espanha.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Essa suspensão ocorreu porque o país europeu não enviou ao Brasil o jornalista Oswaldo Eustáquio, numa suposta violação do princípio de reciprocidade no tratado de extradição entre os países.
Eustáquio é réu em investigações por crimes como ameaça, perseguição e incitação ao crime. No entanto, espanhóis enxergaram possível motivação política no pedido de extradição e negaram a medida.
Depois dessa negativa espanhola, Moraes determinou que o embaixador da Espanha no Brasil forneça informações em até cinco dias sobre o respeito ao tratado de extradição. Se o prazo não for cumprido, a extradição de Vasilev será indeferida, e o caso, encerrado.
Acusações e medidas tomadas por Moraes

A Espanha acusa o búlgaro Vasilev de transportar 52 quilos de cocaína em Barcelona, em outubro de 2022. Na decisão, Moraes converteu a prisão preventiva do búlgaro em prisão domiciliar no Brasil, com uso de tornozeleira eletrônica. Além disso, determinou que o Ministério da Justiça e o Itamaraty recebam notificações para comunicar a decisão ao governo espanhol.
A informação sobre a recusa da Espanha em extraditar Eustáquio chegou ao conhecimento do Brasil nesta terça-feira, 15. A Advocacia-Geral da União, o Ministério da Justiça e o Itamaraty já anunciaram que vão recorrer da decisão.
Leia também: “A pedra no sapato de Alexandre de Moraes”, artigo de Ana Paula Henkel publicado na Edição 264 da Revista Oeste
Já Moraes destacou que, em matéria de extradição, o entendimento do Supremo é claro quanto à exigência de reciprocidade. Além disso, sua ausência impede o seguimento do pedido espanhol.
Hoje no UOL, filho do Grupo Folha, o Troféu Torquemada de Meia Pataca vai para o notório Josias de Souza, um jornalista que se esqueceu de fazer JORNALISMO, satisfeito com os pixuleco secomnianos. Não é mero acaso o UOL perder s aos milhares. Incompetência, conivência, servilidade, ficar de costas para os FATOS e a VERDADE é a especialidade dessa pobre alma. Cada um dá o que tem, né, Josias? Honestidade, especialmente.
Uol em 16 04 2025 às 10:36
Posição de Hugo Motta sobre anistia tem solidez gelatinosa
Josias de Souza Colunista do UOL 15/04/2025 19h21
Seria interessante contar com o TALENTO do senhor para explicar o SILÊNCIO sepulcral no UOL em novo ESCÂNDALO envolvendo o Ministro Alexandre de Moraes. Só a GAZETA DO POVO E REVISTA OESTE têm independência e coragem para tal. “Mensagens inéditas revelam medo de ex-assessor de Moraes: “Se falar algo, o ministro me mata” “De acordo com informações do próprio Eduardo Tagliaferro, esses relatórios teriam mirado, em grande parte, comentaristas de direita e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As decisões do STF culminaram na remoção de conteúdos e exclusão de perfis das redes sociais.” “Se eu falar algo, o Ministro me mata ou me prende”, escreveu o perito, em 31 de março de 2024, para a sua atual esposa, numa mensagem de WhatsApp. No diálogo, ele manifestou o desejo de “contar tudo de Brasília” antes de morrer. “Minha vontade, é chutar o pau da barraca, jogar tudo para o alto”, escreveu Tagliaferro. O senhor aprova isso? SALVEI.
Verdade, menos um bandido lá, e apenas mais um aqui.
MARAVILHOSO. Tomara que seja também proibido de entrar nos países da União Européia, como persona non grata. O PSICOPATA não enxerga as consequências dos seus atos. Ele simplesmente dobra a aposta.
Creio que o Moraes tem sociedade e/ou participação nos lucros de fábricas de tornozeleiras eletrônicas.
A grtande mola mestre do Moraes chama-se Polícia Federal. Ela, com prazer, deleite e alegria, faz tudo que ele pensa. A polícia Federal é o e, tanto do STF como do Ministério da Justiça, com todas as suas mazelas, seus desatinos, suas ilegalidades. Na verdade, Moraes sozinho não é nada nem ninguém. Mas a PF sim. É o seu braço armado, a extensão dos desmandos. As Forças Armadas estão acuadas, sem vontade nem força para qualquer coisa ou qualquer reação. Lembro-me do tempo da ditadura de 64, quando Pedro Aleixo, entâo vice-presidente, dizia: “Não tenho medo dos militares. Tenho medo do policial, guarda da esquina”.
Reciprocidade realmente é importante. Agora TROCAR um criminoso, no caso o traficante de drogas, por um perseguido político, o jornalista,, é o cúmulo e retaliar, então, é supra sumo da arrogância.
Acho que era o Chaves que dizia:
Minha vingança “sará maligna”.
Era o Bento Carneiro, vampiro brasileiro, Sérgio, do Chico Anisio. Era “sará maligrina”.
Vão começar a descobrir quem é o Simão Bacamartes. O Brasil do ladrão não extraditou o Cesare Battisti.
52 kilos de cocaína em prisão domiciliar, sem extradição!
Não cansam de envergonhar o País e transformá-lo em paraíso da bandidagem.
O problema Moraes só será solucionado quando ninguém cumprir suas ordens ilegais. Se trata de um tirano que utiliza de ameaças para manter todos baixo suas ordens. Quem será o primeiro a menosprezar o tirano? Alguns países já o tratam como o que ele é: um nada! E aqui no Brasil? Só temos chibungos, ou ainda existem homens por aqui?
Então o BOSTIL ficou um país seguro para narcoterrorismo!!?
Cadê os homens de farda dessa merd@!?! De bostil!
Vamos trocar perseguições políticas por NARCOTRÁFICO e Terrorismo…se ainda as eleições não tivessem sido fraudadas eu até entenderia…MAS AS ELEIÇÕES de 2022 foram roubadas…
PERGUNTO NOVAMENTE!!!
Cadê os HOMENS de FARDA desse BOSTILEIRA
NOJO PROFUNDO de vcs coronel, capitão tenentes e tenentes coronéis…MARICAS !
Deixe o búlgaro solto no RJ, que os espanhóis vão agradecer
Espanha ganhou um jornalista altamente tecnico e o Brasil ganhou um traficante internacional pro PCC, normal, brasil é assim mesmo ANDRE DO RAP AGORA CONSEGUIRA PARCERIA COM A EUROPA.
Esse senhor que coloca sobre os ombros uma toga e abusa dela para satisfazer os seus impulsos, levando o Brasil a maior insegurança jurídica de toda sua história, ele está madurinho para a Lei Magnitsky por crueldade humana. Ele não está sozinho. É a maioria. O STF precisa ser restaurado em suas premissas constitucionais. A toga não permite seu uso para vingança, perseguição, sadismo e usurpação de poder.
O Brasil é dele, alguém deu procuração para ele. Ele acha que a Espanha vai se intimidar com seu gesto vingativo?
GENTE!! ESTAMOS NUM MATO SEM CACHORRO E POR CONTA E RISCO.
A queda do Tirano está próxima.
ELES ADORAM SOLTAR UM TRAFICANTE. MAIS UM,MENOS UM NÃO VAI FAZER DIFERENÇA AQUI NO BRASIL. ACHO QUE ESSE CARA NÃO ENTENDE NADA DE LEIS…. DELITOS DE OPINIÃO NÃO É CRIME LÁ E TRAFICAR DROGAS AQUI TAMBÉM PARECE NÃO SER CRIME NO ENTENDIMENTO DO CARECA. KKKKK