(J. R. Guzzo, publicado no jornal O Estado de S. Paulo em 25 de maio de 2025)
É sempre muito mais confortável, ou menos incômodo, desviar o olhar das coisas que incomodam — o aleijado que pede esmola no sinal de trânsito, o carente que precisa do seu tempo, as fotos de gente morrendo de fome da Somália. Talvez nenhum de todos esses movimentos de autodefesa esteja sendo praticado com tanta aplicação no Brasil de hoje quanto a indiferença diante da injustiça mais indiscutível que já foi montada na história deste país: os processos de Brasília para julgar o “golpe armado” de janeiro de 2023.
Pense em qualquer violação da lei que possa ser cometida contra o réu de um processo penal — o STF já cometeu. Pense em ofensas diretas ao raciocínio lógico, em falsificação de fatos ou em mentiras fisicamente comprovadas — o STF, a PGR e a Polícia Federal estão usando cada uma dessas baixezas para fabricar realidades e montar fábulas contra os acusados. Pense, enfim, que os ex-comandantes do Exército e da Aeronáutica, as bombas atômicas da acusação, não disseram absolutamente nada de útil em seus depoimentos. É melhor ficar de olhos fechados.
Os processos de Brasília tiveram, têm e vão continuar tendo um problema insolúvel: não houve, simplesmente, a tentativa de golpe de Estado que se pretende punir. Como não houve golpe, não há nenhuma prova séria de que tenha havido. Como não há golpe e nem há provas, não há culpados. Culpados de que, se não houve crime? A saída que o ministro Alexandre de Moraes e o STF acharam para essa dificuldade foi um decreto simples: tudo o que a polícia diz, e a PGR repete, é prova.
A PF diz, por exemplo, que um oficial do Exército ficou rondando a casa do ministro Moraes, dia tal, a horas tantas, com más intenções — e por isso o homem está preso há seis meses, a caminho de 30 anos de cadeia. E a prova? O STF diz que foi isso o que aconteceu, porque a PF diz que foi. Estão querendo o que mais? A defesa provou, com posicionamento do celular do acusado, que ele estava na festa de seu aniversário no momento em que, segundo a polícia, estaria na campana do ministro. A PF sequer incluiu isso no seu relatório.
É tudo assim — e daí para pior, até o absurdo em estado puro. Talvez nada demonstre tão bem essa fraude gigante quanto a cena do ministro Moraes interrogando o delator que ele próprio e a PF apresentam como a sua testemunha-chave. Moraes diz que o delator tem de “sanar lacunas” na sua delação — ou sana, ou vai à cadeia, ele, o pai, a mulher e a filha. Ou seja: a principal peça da acusação não vale juridicamente nada.
O “golpe armado” é um morto que o STF se condenou a manter vivo. A cada dia vai se enterrar mais, exibindo ao mundo sua infâmia.
Leia também: “A farsa legal escancarada”, reportagem publicada na Edição 270 da Revista Oeste
O morto já cheira muito mal. Algum aí tenta jogar um perfume barato em cima e dizque o odor é de rosas.
A jumentada aparece aqui, sabe que a verdade que o povo brasileiro quer é a realidade do Bolsonaro, unico presidente desde a redemocratização que realmente se importa com o pobre, o portador de deficiencia, o unico anti stablishment. Os mentes de direita são sempre os melhores, como esse texto.
O porta aviões Yankee está ancorando no lago Paranoá.
O ditadorzimho meia tigela já está na pica do Zé Telis.
Tudo isso me lembra o filme Weekend at Bernie’s (aka Um Morto Muito Louco)
Como ainda existe pessoas que ainda acreditam nessas bobagem , ainda mais uma revista que publica isso, dizendo que não tem provas , por exemplo: um dos acusados que estava fazendo ” Campana” na casa do ” Xandão” , alegando que o GPS do celular estava em outra localidade, pois é O CELULAR DO ACUSADO ESTAVA EM OUTRA LOCALIDADE, MAS O ACUSADO NÃO ESTAVA JUNTO DO SEU CELULAR, ELE DEIXOU O CELULAR EM CASA PRA TENTAR ENGANAR FUTURAS INVESTIGAÇÕES. Porque ele não mostrou nenhuma foto da festa de aniversário que ele estava ??? Ele estava usando celular com chip comprado em nome de um rapaz envolvido em um acidente de carro que ele tirou foto dos documentos em uma batida de carro, MAS A POLÍCIA FEDERAL CONSEGUIU AS IMPRESSÕES DIGITAIS DO ACUSADO SEGURANDO A FOTO DA CNH DA VÍTIMA QUE O ACUSADO FURTOU SEUS DOCUMENTOS PARA HABILITAR OS CHIPS TELEFÔNICOS. DESSA FORMA ELE USAVA OUTRO CELULAR AO INVÉS DO DELE QUE ESTAVA EM CASA. MENTIRA TEM PERNA CURTA, LUGAR DE BANDIDO É NA CADEIA. EM BREVE O BOLSONARO QUE É O CHEFE DE TUDO VAI SER PRESO
Todo esquerdista sem execessao, é intelectualmente desonesto e burro, aqui está a prova.l
Muito bom J. R. Guzzo,
Nesse texto horroroso do Guzzo (mais um) percebe-se pelo menos, pelo menos (de novo) 3 falhas grotescas de pensamento. Quando o Guzzo quiser falar sobre isso, enfio na cara dele as mentiras. Vai encarar, Guzzo?
Kkkk quem és tu casca de jaca? Acha mesmo que o mestre Guzzo se importa com os “ cascas de jaca” ? Kkk
Mestre em mentir, isso sim gUzzo é. O artigo dele tem falhas lógicas incríveis. Mas ele escreve “bonito” e o pessoal o chama de mestre, mesmo que minta descaradamente. kkkkkkkkkkkkk
Roberval não é homem nem pra lamber a sola do sapato do JR Guzzo. Cresce, sua bichona.
ahahahaahah Um Burrerval Cúry querendo encarrar o grande Guzzo… Esquerdistas drogados são todos assim, acham que a viagem alucinada os dão inteligência, que nunca tiveram… cracudo!
Maior mentira é seu pai Luladrão na presidência! Trouxa
Se disser para mim quem paga a sua e o pixuleco para postar estas asneiras, não vou concordar com você, mas aumentar o sentido de pena que tenho pelos esquerdistas idiotas como você.
O STF também vira a cara para não enxergar o óbvio, que este seu comportamento tem, ou terá, consequências internas ou externas que os onze enfrentarão a seu tempo. Parecem viver num metaverso, onde nada jamais poderá reverter contra eles!
Perfeito Guzzo, mas isso não quer dizer exatamente nada, eles serão condenados e presos, ponto final!
E no Bostil tudo segue normal!
🥲
É Mestre Guzzo, como disse um ex ministro do STF, “tempos estranhos estamos vivendo” e os congressistas ronronando como gatões gordos no Parlamento.
Guzzo perfeito como sempre! Excelente análise. Parabéns Oeste !
STF faz o que pode e o que não pode para manter um condenado na presidência do Brasil. Está fazendo o impossível para mantê-lo no poder,o Brasil e seu povo está pagando a conta desse delírio insano e quer manter a farsa de um golpe de estado que simplesmente não houve.Agora quer enfiar goela a baixo militares que não tinham qualquer intenção de derrubar o governo na prisão e condena-los por nada,não houve crime algum e não existem provas reais que os condenem.
Ensejado pelo título da matéria, acredito que na próxima semana , o DITADOR deve pautar a oitiva do Clesão sobre o golpe….
Perfeito Guzzo, mas isso não quer dizer exatamente nada, eles serão condenados e presos, ponto final!
E no Bostil tudo segue normal!
É escandalosa a situação política brasileira no momento. Não existe um homem com h maiúsculo para, na moral, na postura e destemor em TODAS as instituições desta república aos frangalhos, levantar a voz unindo a repulsa que silente acomete a toda a nação decente. Na moral, na lei e na coragem.
Um homem como este brilhante articulista, capaz de reverberar a indignação coletiva da Faria Lima ao grotão mais longínquo do sofrido e sequestrado nordestino, que é sempre vítima indefesa pela simplicidade dos tubarões e ratazanas por conveniências associados aos que detém a chave do cofre do baú nacional.
Chegada a hora em 2026 em fazermos uma limpa em 2/3 do Senado Federal, e expulsar da Câmara todos os deputados de siglas sabidamente de esquerda ligados a este partido/seita ladravaz.
Por isso é cada vez maior o isolamento e a horda de seguranças que cercam os ministros, mantendo-se em flagrante delito, qualquer cidadão pode dar-lhes voz de prisão.
O ônus da prova cabia a quem acusava. Atualmente, nesse caso do 8/1, o acusador não se preocupa em provar a culpa. Resta ao acusado, provar a inocência. Mas isso também não interessa ao stf, já que a sentença já está escrita há tempos. É só “ctrl+c”, “ctrl+v” e está dada a sentença.
outro princípio basilar do dieito penal se foi pro brejo: in dubio pro reo.