Responsável pela indicação do ministro Alexandre de Moraes ao Supremo Tribunal Federal (STF), em 2017, o ex-presidente Michel Temer disse ao jornal O Globo que é legítima a discussão no Congresso de um projeto de anistia aos investigados nos atos de 8 de janeiro. Temer já havia tratado do tema em uma entrevista à Revista Oeste.
O ex-presidente, contudo, observou que a melhor saída para o processo seria o próprio STF reduzir as penas dos condenados. “O Congresso tem o direito de editar uma lei referente à anistia, não se pode negar isso, mas talvez para não criar nenhum mal-estar com o STF, o melhor seria que o próprio STF fizesse uma nova dosagem das penas”.
Temer: “A pena deve ser de menor tamanho”
“É possível fazer uma nova dosimetria. Punição houve, tinha de haver, mas também a pena deve ser de menor tamanho. É uma solução conciliatória. O que estou propondo é uma mediação, um meio termo”, afirmou o ex-presidente, que no final de semana declarou, em um evento nos Estados Unidos, que ministros do Supremo estão “sensibilizados”.
Temer, porém, não disse a quem se referia e desconversou ao ser questionado se já falou do assunto com os ministros do STF. Afirmou apenas que tem ido a eventos internacionais em que os encontra e percebe que “se sensibilizam” com o pleito da revisão das penas.
Para Temer, esse “ meio termo” não só seria a melhor solução, como seria viável. Na opinião dele, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos ligados aos protestos de 8 de janeiro, não seria inflexível. “Moraes é um ministro moderado, sensível e que sabe o que fazer. Não é um sujeito cheio de rancores”.
Conforme O Globo, interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro teriam a mesma avaliação. Essas pessoas, com trânsito no meio jurídico, já teriam feito a identificação dos magistrados mais flexíveis à proposta de reduzir as penas de investigados por envolvimento nos atos que resultaram na invasão e na depredação de algumas áreas na sede dos três poderes, em Brasília. Para esses interlocutores, essa alternativa serviria para aliviar a pressão do Parlamento e de setores da opinião pública sobre a Corte, além de distensionar a relação entre Legislativo e Judiciário.
+ Leia mais notícias de Política na Oeste
🚨🌈💩 Aparelho excretor não reproduz, Levi Fidelis.
Isso é uma manobra ,medo de em.2026 eleger senadores com amor a pátria .
Acorda Temer a criatura que tu deu vida não te respeita a muito tempo.
Não tem de reduzir pena nenhuma , já que os processos todos uma aberração inconstitucional.
Se tivesse um pingo de vergonha na cara , anulava todo esse lixo.
Quem diria?! Até ilcovas estão sendo violadas pra liberar defuntos pra ajudar na condenação injusta de inocentes . Depois do Temer, o próximo a proteger o ditador de toga deve ser o fantasmagórico Sarney. Não vamos nos espantar.
Obs. covas
Ô, Sr. Temer. Dê uns conselhos para este desqualificado, que você indicou para o stf. Ele é louco.
A senilidade faz coisas estranhas com certas pessoas, como pode se emitir uma opinião dessas, quando se trata de uma pessoa completamente enlouquecida pela empáfia do poder, sem nenhum equilíbrio emocional, dizer que um ser acometido por sinais de insanidade mental, pode ser compreensível e flexível com erros dos quais acha lhe porporcionam grandeza, achar isso, ou é tolo, ou já vive no mundo da fantasia da senilidade.
Não sei os demais leitores, mas eu dispenso. É apenas mais um oportunismo a serviço do Moraes.
Que absurdo dizer que o Legislativo não deve ferir sentimentos do Judiciário, quando este é que está atropelando tudo. Condenações já com transito em jugado, não são íveis de mudança, dizem os especialistas em direito. O que deve mudar são as atitudes do poder Judiciário, quase a totalidade dos casos, às penas não atingiriam um dia de prisão, quem devolve esses dias aos injustiçados? E aqueles que afrontam à constituição, seguem imunes? Quem acusa tem que ter provas robustas e claras, tudo dentro de um processo legal, será que a essas pessoas foi dado o direito no devido campo de debate? Anistia já! É o mínimo que esses injustiçados merecem.
Já que foi criado o flagrante perpétuo, (Daniel Silveira), porque não reabrem a discussão do quebra-quebra de 2017?
Tá de sacanagem Temer? Seu pitbull devia ter pensado antes de fazer a merda!
A única coisa que presta de verdade no Temer, e que depois se tornou também o maior erro dele, é a sua linda mulher…
Temer falar e cão evacuar é a mesma coisa. Premiou o ex secretário de segurança de São Paulo com um cargo no stf, depois que este prendeu o hacker do celular de sua esposa, movimentando toda polícia de São Paulo.
Taí Michel foi pagar a dívida do nudes com este ditador, quem paga 9 preço é o Brasil.
Taí Michel foi pagar a dívida do nudes com este ditador, quem paga 9 preço é o Brasil.
Moraes um ser sem rancores. O criador tentando aliviar a barra do criado. Chegou tarde, às sanções virão, e virão até da,Espanha, pode aguardar.
Você “Michel Temer” indicou esse lixo do Moraes para o STF, você tem bastante culpa no estado de coisas desse país! E está delirando se acha que o Moraes pode ser pacificador de alguma coisa.
Que papelão ! Temos que manter isto …
Não tem volta.
O vampiro quer salvar a cabeça do seu pupilo. Nao