O telefone toca. Atendo. Do outro lado da linha, uma voz de mulher, doce e feminina, diz: “Alô?”. Quando eu respondo, a voz feminina some. No lugar dela entra um homem. Ele está falando de um lugar tão barulhento que mal consigo escutar o que ele diz. Ele está em um call center, um ambiente onde centenas de pessoas gritam ao mesmo tempo. O inferno deve ser um descanso para quem trabalha em um lugar assim.
O homem me informa que trabalha na empresa XYZ (não consigo entender o nome) e que está a serviço de uma operadora telefônica. Ele pede para falar com meu pai. Respiro fundo. Recebo várias ligações como essa todos os dias. Reúno a paciência que me resta e respondo: “Meu pai morreu há mais de dez anos. Já expliquei isso. Vocês continuam ligando. Por caridade, parem de ligar”.
O telefone toca. Atendo. Do outro lado da linha, uma voz de mulher, doce e feminina, diz: “Alô">“Vigiando a polícia e soltando o bandido”
Estamos todos no mesmo barco, não podemos mais atender ligações de números desconhecidos. E com 80 anos também recebo msgs oferecendo empregos fantásticos, sem sair de casa e para trabalhar de duas a quatro horas dia.
Motta, sua experiência com as operadoras e call center contempla praticamente a totalidade dos usuários.
Saímos do monopólio estatal caro e ineficiente para o oligopólio privado com as operadoras dividindo entre si o mercado. Assim sendo a operadora A disponibiliza o sinal na região A, a B na região B e assim por diante.
Optei por não atender números que não estejam em minha agenda e já tive problemas.
Sou diabético e hipertenso e uma das ligações que descartei era da Unidade Básica de Saúde que desejava marcar meu exame de rotina.
Meu telefone está programado para silenciar chamadas de números desconhecidos. Optei por minha sanidade mental.
Saio bloqueando “tudo”. Não atendo números desconhecidos. É o que dá pra fazer, né?!
Também deixei de atender chamadas de números desconhecidos.
É bem possível que esteja sendo prejudicado, mas também é certo que com essa minha atitude empresas outras mais bem intencionadas estão sendo prejudicadas.
Deixei de atender à ligações de números desconhecidos.
o pela mesma situação diariamente. Uma hora é 0300, outra é (11),…
Eu simplesmente não atendo a nenhuma ligação de número desconhecido. Certamente saio perdendo por não atender ligações importantes. Acredito que a pessoa que realmente precisa falar comigo irá ar mensagem no WhatsApp. Golpistas são a maioria.
Mota, excelente matéria! Eu já perdi a conta de ligações pedindo para confirmar pagamentos com cartão de crédito de compras que nunca fiz. E o mais bizarro, faz anos que não tenho cartão de crédito.
Parabéns pela belíssima matéria. Eu simplesmente não atendo mais nenhuma ligação no celular, seja de qual número for e bloqueio todas. Também não atendo mais a nenhuma ligação no telefone fixo.
Esse comentário seria no artigo do Fiúza. Ignorem, por favor.
Eleições 2026: Bolsonaro (55%) X Marçal (45%).
Belíssimo texto, belíssimo depoimento!
A tecnologia, presume-se, veio para melhorar a vida das pessoas, mas com as comunicações a coisa piorou. Quando você tem urgência em resolver uma coisa e se depara com um robô, é uma sensação de que você não vale absolutamente nada
Não sei se sorria ou se chorava durante a leitura desse artigo, dava votade de chorar quando lembro que também sou vitima dessas ligações abusivas, sorrir porque o assunto foi tratado de uma maneira bastante descontraída.
Parabéns Motta pelo belo artigo.
Realmente é um inferno isso! Eu recebo todos os dias, pelo menos umas 4 ligações de números desconhecidos que, quando atendo, é um robô oferecendo linhas de crédito, abertura de contas, pacotes de TV, enfim, uma miríade de produtos. O que mais liga são representantes do C6 Banking.
Será que essas empresas não entendem, não enxergam que essa maneira de abordar o cliente só espanta o cliente? Eu peguei tanta raiva do C6 Banking que jamais abrirei uma conta nesse banco! É uma estratégia de marketing totalmente ultraada, que só irrita mais e mais o cliente!
Além disso, temos que lidar com dezenas de ligações, todos os dias, de pessoas tentando aplicar golpes. E-mails também: de cada 10 que recebo, 6 são de golpistas, a maioria dizendo que eu tenho encomenda retida na alfândega e que eu preciso pagar uma taxa para poder receber a encomenda!
O pior é que esses golpistas tem o a tudo quanto é transação nossa, nossos dados pessoais, tudo! Essa LGPD é uma verdadeira piada! Não protege os nossos dados. Funcionários de todas as empresas vendem os banco de dados com nosso nome, telefone, endereço, F, tudo, e depois usam essas informações para infernizar a nossa vida!
Sensacional.
Somam-se a essas, centenas de ligações de golpistas. Todo dia atendo e bloqueio.
Sensacional! Parabens Roberto, excelente texto.
Financeiras & Telefonicas são empresas MARGINÁLIA….as que mais incomodam…são INTANKAVEIS em incomodar e má serviços.
O número de ligações indesejadas supera de longe o das ligações pertinentes. Golpistas dizendo que uma compra ou um Pix de 4 mil e tantos reais está em analise, oferecimento de empréstimo consignado, pedindo para falar com Reginaldo (que não tenho a mínima ideia de quem seja) , etc. Como bem disse Roberto Motta, bloquear não adianta, os números deles são infinitos.
Cadê a ANATEL ???
Já ei por isto, mas por incrível que pareça foi a PROTESTE que estava me tirando do sério. É só depois de muito PROTESTO consegui me livrar da praga! Coitados de nós consumidores …
Nota 10.
Nota 10.
Nota 10.
Você está no lucro. Sou cliente da VIVO e, além de me perturbar quase diariamente, a operadora ou meu telefone para outras entidades filantrópicas (como a LBV) ficarem me ligando.🤡