No capítulo do livro Fama e Anonimato reservado ao perfil de Floyd Patterson, o grande boxeador conta ao jornalista Gay Talese o que lhe acontecia quando derrotado por nocaute. Semanas antes do encontro com Talese, um golpe de esquerda no queixo desferido pelo desafiante Sonny Liston o obrigara a ouvir com as pernas bambas, inteiramente grogue, a contagem de oito segundos ao fim da qual havia perdido o combate e o cinturão de campeão mundial da categoria peso-pesado. Não fora o primeiro nem seria o último dos muitos nocautes que sofreu. Todos provocaram as estranhas reações resumidas pelo ex-campeão no parágrafo abaixo reproduzido:
“Quando você é nocauteado, a sensação não é ruim, é até boa. Você não sente dor. Eu me sinto envolvido por uma névoa agradável e fico fortemente inebriado, como se flutuasse. Depois daquele soco de Liston, vi a plateia inteira invadindo o ringue para me rodear carinhosamente. Era como uma grande família. Esse bem-estar dura alguns segundos. Então vêm a dor, a vergonha e a vontade de encontrar no meio do ringue um alçapão que me permitisse abandonar aquele lugar e voltar para casa.”

Sempre que José Dirceu reaparece nos ringues da política brasileira, constato que o nosso guerrilheiro de festim é um Floyd Patterson sem vergonha. Os registros no cartel informam que se trata de um nocauteado vocacional. Como o boxeador americano em meados do século 20, desde 1968 a caricatura brazuca vive prolongados períodos de euforia depois de cada queda. As quedas foram dezenas. Em nenhuma ficou ruborizado ao recuperar os sentidos. Na hora de cair na real, engolir o fiasco e refugiar-se em casa, continua enxergando céu de brigadeiro em noite de tempestade — e escolhe para bronzear-se a primeira praia na rota do tsunami.
Há meses o governo Lula tenta safar-se do pântano expandido por recordes de impopularidade, derrapagens na política econômica, inexistência de planos e projetos, incompetência istrativa e, fora o resto, evidências de que a linha de frente da corrupção institucionalizada já nem espera o escurinho da madrugada para saquear cofres públicos. Itaipu vai ficando com cara de Petrobras. As eleições de 2024 já avisaram que em 2026 a coisa será pior. Muito pior, corrige a indignação popular com o desempenho do consórcio que junta o governo, o Supremo Tribunal Federal e o jornalismo estatizado.
Sempre desastrado, Zé Dirceu resolveu comunicar neste 28 de março que também ele ainda está aqui. Ele e os comparsas, lembrou numa discurseira na reunião do alto comando do PT. “Alguns dos nossos críticos da candidatura de Edinho Silva à presidência do partido dizem que os mensaleiros querem voltar”, ironizou. “Primeiro, eu nunca saí. Nem o Delúbio Soares, nem o João Vaccari Neto, nem o João Paulo Cunha. Nós nunca saímos.” Aos 79 anos, o chefe da quadrilha do Mensalão e oficial graduado do exército do Petrolão flutua sobre nuvens azuis geradas por antigos e frequentes nocautes. No momento, sonha com uma vaga na Câmara dos Deputados.
Em agosto de 2005, despejado da chefia da Casa Civil, Dirceu ficou em êxtase com o nocaute inaugural. Elogiou o chefe supremo pela escolha de Dilma Rousseff — “minha camarada de armas” — para substituí-lo e prometeu assumir de imediato o comando do colosso paramilitar aquartelado na imaginação sempre fértil do mineiro de a Quatro. “Vou percorrer o país para mobilizar militantes do PT, dos sindicatos e dos movimentos sociais”, ameaçou. “Temos de defender o governo de esquerda do presidente Lula do golpe branco tramado pela elite e por conservadores.” O comandante sem comandados ou as semanas seguintes tentando escapar da cassação do próprio mandato. Outro nocaute. Em dezembro, caiu fora da Câmara chamando de “Vossa Excelência” o homem do cafezinho.
Em agosto de 2012, decidiu intimidar o Supremo Tribunal Federal às vésperas do início do julgamento do Mensalão. “Todos sabem que não será um julgamento, mas uma batalha política”, reincidiu no congresso nacional de uma certa União da Juventude Socialista. “Essa batalha deve ser travada nas ruas também, porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês.” Os ministros que tratassem de inocentar os culpados, advertiu. Caso se atrevessem a enxergar a montanha de provas e evidências, o guerrilheiro diplomado em Cuba não hesitaria em sublevar “todos os companheiros das forças progressistas e dos movimentos populares”.
Àquela altura, qualquer torcida organizada de time do interior já tinha mais militantes que o PT. Assembleias organizadas por sindicalistas pelegos eram menos concorridas que reunião de condomínio. Sem duplas sertanejas, cerveja, tubaína e mortadela, as celebrações do Dia do Trabalho juntavam menos gente que quermesse de vilarejo. Todos os movimentos sociais morreriam de inanição uma semana depois de suprimida a mesada federal. Desafiado pelo fabricante de blefes, o ministro Joaquim Barbosa pagou para ver. Outro nocaute.
Dirceu estava entrincheirado no sítio em Vinhedo quando foi condenado à prisão. Estava de sunga branca numa praia da Bahia quando soube que aria a tomar sol só no pátio da cadeia. Para livrar-se da traseira do camburão, entregou-se espontaneamente à Polícia Federal em 15 de novembro de 2013. Achou uma boa ideia posar para as câmeras com o punho esquerdo cerrado apontando para o céu. Excitados pelo gesto do comandante, enfim deram as caras nas ruas os combatentes dispostos a matar ou morrer pelo chefe. Durante 15 minutos, saudaram o general aos gritos: “Dirceu! Guerreiro do povo brasileiro!”. E então a turma sumiu para nunca mais voltar. Somadas as condenações, o ex-capitão do time de Lula deveria ar quase 30 anos na gaiola. Ficou preso 854 dias.

Um exército liderado por Dirceu só conseguiria matar de rir. Não assustaria sequer um pelotão de escoteiros, nem mesmo um destacamento da Guarda Mirim de Taquaritinga. Os soldados a serviço do nocauteado falastrão seriam neutralizados em poucos minutos por um oficial psiquiatra e cinco enfermeiros armados de comprimidos tranquilizantes e meia dúzia de camisas de força.
Leia também “STF prende errado e só solta culpado”
Augusto, nobre amigo.. Guardo até hoje as boas lembranças dos tempos da finada e ativa (então) Revista Veja, onde vc comandava o “time de comentaristas” que acabou por se tornar a Resistência Democrática da qual vc era o ilustre Comandante. Ainda ecoam nos meus ouvidos as palavras certeiras desse comandante que hoje torna=se outra vez, nas asas da Revista Oeste, o nosso grande estrategista da voz vibrante a que nos acostumamos. Vc já faz parte da História do Brasil.. E acredito que ainda a subprimeira dama ROSIÊTA do LULEU será um dia cobrada por cada uma daquelas viagens gloriosas entre os lençóis presidenciais do Dom Molusco. Espero ter colaborado com a moralização da Brazuela e a volta ao seu estado normal de Pátria Amada e Louvada por todo brasileiro que honre a sua condição natal. (Vide a estrofe final do folheto de cordel “Um Romance à Brasileira”) Grande abraço, Mestre Augusto. Sou seu fã, leitor e ouvinte diario. Parabéns pela excelente nova coluna CONVERSA COM AUGUSTO NUNES !!!
Uma coisa é certíssima!
A pena na mão do Augusto Nunes mata mais que uma AR-15 com bandido nos morros do Rio de Janeiro! 😂
E ainda temos que aguentar pessoas que tanto prejudicaram o Brasil , falarem em retornar a política para novamente ludibriar o povo brasileiro sofrido e sem esperança nas instituições brasileiras
Zé Dirceu é um CANALHA…que deveria estar na cadeia!!!
Escritor nota = 10
O dicionário é que fica pequeno diante dos indicativos para conceituar o traste intitulado Zé Dirceu. 🙄
Só acredita nesse Zé Dirceu, quem já morreu.
Não contenho minhas risadas, ainda que nervosas… esse verme ainda é ouvido pela recua de esquerdopatas…
Branca! Branca! Branca! Leone! Leone! Leone!
filme profético do exercito de Dirceu.
Eita, Augusto! Que texto!
Sempre irretocaveis
Augusto Nunes sabe como desnudar um vigarista como José Dirceu. Excelente artigo.
Augusto Nunes, lenda do jornalismo brasileiro mostrando o perfil de um cafajeste.
Este verme da política brasileira não merece sequer concorrer quanto mais receber votos de cidadãos que pagam pesados impostos, incluindo a bolsa ditadura, para sustentar esta caterva que em nada contribui para o bem estar político e social do país.
Ano que vem temos eleições mas minha dúvida certamente continua sendo a mesma de milhões de brasileiros.
Como será o funcionamento das sacras urnas do Alexandre de Moraes?
Dirceu Brancaleone e sua caravana Holiday
O ideólogo do golpe em curso felizmente freado pela reação do povo deveria estar na cadeia com o ladrão chefe do bando no poder de sua ditadura assassina (há inocentes mortos no calçabouço da Papuda) mas esta escória terá de ir às urnas e cometrem o mais tolo erro que é impedor Bolsonaro a quem tentaram matar e querem prender para a vingança insana do ladrão descondenado que será defenestrado nas urnas como deve ser e pelas mãos do povo digno ainda existente na nação terá fim sua vida de crimes de forma humilhante como merece … e quem sobreviuver sorrirá !!!
Augusto, quanto nos custa de indenizações a anistiados esse guerreiro do povo brasileiro? Sugiro continuar aquele trabalho de artigo recente para informar aos pobres brasileiros quanto já gastamos nestes 20 anos (2005-2024) com esses “democratas”. Estimo que já ultraa R$20 bilhões.
Ninguém mais credenciado para o título de FASCIOLULOPETSTA . Dirceu ainda carrega a cumplicidade do pedido feito ao Renan Calheiros que arrumasse uma boquinha para sua futura mulher.
Kkkkkk 👏👏👏 A Guarda Mirim de Taquaritinga põe pra correr esse biltre, que fala com sotaque de jeca.
Augusto Nunes superou-se hoje. SENSACIONAL, estou rindo muito até agora imaginando o exército do idiota do José Dirceu, subjugado pela Guardinha Mirim de Taquaritinga. Essa foi demais. Obrigado Mestre.
Nossa! Não consigo parar de rir. A minha imaginação viajou longe com as imagens deste esquerdista fracassado, corrupto e totalmente bizarro!
Kkkkkkkkkk
Nossa! Não consigo parar de rir. A minha imaginação viajou longe com as imagens deste esquerdista fracassado, corrupto e totalmente bizarro!
Kkkkkkkkkk
Como sempre, nosso Mestre nos brinda com um artigo fantástico.
O grande Augusto Nunes, sempre muito inteligente em suas colocações. Excelente artigo.
Mestre Augusto Nunes só me surpreende. Brilhante, como sempre, em desnudar os personagens bizarros que engolimos desde que essa quadrilha se alçou ao poder. Obrigado pela dica de leitura. Já correndo atrás de Fama & Anonimato.
Gosto do estilo irônico, mordaz até, de Augusto Nunes,Dilacera profundamente as vísceras de sujeitos como Dirceu , reduzindo-o à sua real dimensão. Estou retornando à vitrine dos comentaristas, sem saber o destino atual de Madre Superiora. Teria a senectude afetado o seu desempenho ? Por favor , Augusto, dê-me notícias dessa pérola do Bloco Toma lá, dá cá…!
Como sempre brilhante Augusto Nunes, e lembrar que esse pilantra está por trás de tudo de ruim que acontece tudo tramado por esse fracassado.
O comandante psicótico da esquerda corrompe todas as instituições brasileiras com o dinheiro roubado do povo.
Subestima-lo é um equívoco. Este louco varrido é a encarnação do demônio. Lula não tem capacidade intelectual para roubar um doce de uma criança. O chefe dele, ao contrário, tem alcançado êxito em destruir a nação com suas idéias historicamente fracassadas.
A esquerdopatia brasileira não respira sem sua autorização.
Sua maior obra são os valores perversos embutidos nos universitários e em parte da sociedade, e a derrocada das “instituições democráticas”.
Eu espero realmente que o povo paulista não eleja esse sujeito em 2026!
Estão esperando o quê pra enfrentar esse STF comunista e botar essa esquerda ladrona terrorista narcotraficante e genovida toda na cadeia, ou vamos virar uma ruína como a Cuba de Fidel?
Augusto, você é demais. Sempre aprendendo contigo.
Este estúpido e inútil, canalha, é um “Zé RO” à esquerda. Ex terrorista, hoje encontra-se anistiado e com alto salário de ex exilado, pago pelos impostos que nós trabalhadores brasileiros pagamos pra que continuem conspirando contra a Nação e o povo brasileiros. Devem voltar pra cadeia, juntamente com seu dígno chefe pois, jamais deveriam ter saido de lá.
Estão se esquecendo que eles estão metendo na cadeia o pessoal da direita, cassando mandato de deputados da direita e prendendo-os. Não há ninguém da esquerda na cadeia, nem os piores corruptos. Na verdade, estão governando o país de novo. É melhor ficar espertos e não embarcar não ignorá-los. Eles não desistem nunca.
Muito boa a analogia do nirvana nocauteado!
ótimo Augusto o nosso guerrilheiro de hospício quer voltar para mais uma derrota, totalmente subserviente ao Luladrão, continua pensando ser um marechal da esquerda é somente o homem do cafezinho
José Dirceu é o eterno vigarista de plantão. Não aprendeu nada com a vida,mas adora viver no Brasil, seu porto seguro, enquanto Lula estiver no poder.
Mas ele é perigoso.Se forem apurar é a cabeça do mal
Éverdade
Éverdade
Enquanto houver o malfado coeficiente elitoral, e os votos não forem auditáveis, nem houver contagem pública dos votos, estaremos a mercê desse e outros bandidos no congresso.
O maior problema não é o Dirceu, e sim o seu braço armado no STF.
Excelente. Uma descrição precisa de uma caricatura particularmente patética que sempre fez da bazófia seu modo de ser. De tudo de concreto que fez, além das pegadas em todas as cenas dos crimes, nos deixou um filho para continuar sua “obra”. Aspiro o dia em que o povo brasileiro saiba reconhecer os nocivos e parar de votar neles.
Pior é que esta nulidade poderá voltar ao convívio dos larápios.
Com certeza esse verme volta. A culpa de nossa desgraça moral reside nessa democracia que permite analfabeto votar.