No dia 15 de março, o Ministério da Cultura (MinC) completou 40 anos. Foi um aniversário marcado por escândalos que envolvem a titular da pasta, Margareth Menezes, os Comitês de Cultura e possíveis envolvidos com coletivos esquerdistas. Existe a possibilidade de que o órgão tenha sido emparelhado com militantes petistas para as campanhas eleitorais de 2024.
Durante sua campanha à Presidência da República em 2022, Luiz Inácio Lula da Silva prometeu não só a recriação do Ministério da Cultura, mas também investimentos no setor. Ao longo do período eleitoral, o petista manteve agendas recorrentes com produtores do segmento de vários Estados em suas viagens.
“A cultura é muito importante para esse país”, declarou Lula, em 16 de agosto de 2022. “Eu queria dizer pra vocês, companheiros, o seguinte: nós vamos recriar o Ministério da Cultura. Mais do que isso, nós vamos criar Comitês de Cultura em cada Estado para que a gente possa efetivamente dar uma visibilidade à cultura nacional em toda a sua dimensão”.
As duas promessas de campanha de Lula foram cumpridas. A recriação do Ministério da Cultura ocorreu nos primeiros dias de mandato. Em 29 de setembro de 2023, a ministra Margareth Menezes lançou o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).
“O objetivo geral dos Comitês de Cultura é ampliar o o às políticas públicas de cultura”, disse Margareth Menezes, à época. “Potencializar e fazer com que as pessoas conheçam a riqueza e a diversidade do que é produzido culturalmente em todas as regiões do país, fortalecer a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura [SNC]”.
Pouco mais de um ano depois, o programa ganhou destaque em reportagens de jornais. Mas não pela concretização das promessas de Lula e sua ministra, mas por rees suspeitos de recursos para organizações não governamentais (ONGs) relacionadas a assessores do MinC e militantes petistas.

Um relatório de 382 páginas elaborado pelo Observatório da Cultura do Brasil mostra uma série de problemas históricos do MinC ao longo dos seus 40 anos. O documento usa como base para as denúncias sobre os Comitês de Cultura reportagens jornalísticas, e cita que o programa seria uma “extensão do financiamento de influenciadores digitais e militância organizada, operando como comitês da base de cultura do PT e aliados”.
Ministério da Cultura – que tinha sido extinto – Correios, Itaipu, etc.
Esse é o modus operandi do PT governar assaltando os cofres abastecidos pelos pagadores de impostos.
Bando de picaretas.
Aonde tiver PTralhas tem maracutáia.
Eu sabia que este ”midia ninja” tinha algo por baixo dos panos. Picaretas!
Esse PT esse Lula essa justiça são tudo ladrão tem é que prender todos e essa justiça também até porque a eleição foi ganha na mão grande
Esse PT esse Lula essa justiça são tudo ladrão tem é que prender todos e essa justiça também até porque a eleição foi ganha na mão grande
Parece brincadeira, nada presta no PT.
É a corrupção do lulopetismo comendo solta novamente. Será que algum dia o Brasil solucionará isso? Tenho pena do futuro dos meus netos.
Existe algo mais inútil que um Ministério da Cultura?
Sarah, você queria dizer “aparelhado”, certo?