A Câmara dos Deputados resolveu aumentar sua própria composição — de 513 para 531 integrantes. É uma ideia genial. O Brasil não tem nada mais importante e mais urgente do que isso para tratar. Aliás, foi aprovado regime de urgência para a votação da matéria. É uma sensação boa ver o Brasil funcionando.
Coloque-se no lugar de um dos aposentados mais vulneráveis e mais pobres que foram roubados pela quadrilha do INSS, sentindo falta daquele dinheiro descontado indevidamente, talvez uns R$ 50, vendo os deputados torrarem uns R$ 50 milhões para ganharem 18 cadeiras novas. Que mobília chique!
Mas os brasileiros aviltados e humilhados pela corja politicamente protegida se encherão de esperança. Quem sabe com esses 18 novos deputados eles fazem a I do INSS? Vai ver era isso que estava faltando.
Quem sabe com mais 18 coleguinhas eles aproveitam o embalo e fazem valer a vontade da maioria — e não ficam mais na arquibancada vendo o presidente da Casa decidindo tudo sozinho com seus parceiros de outros Poderes? Será que era isso que estava faltando para a Câmara despertar da sua letargia?

Mas aí esses 18 têm que ser muito bons, né? Será que dá pra botar na lei a ressurreição do Rui Barbosa, do Roberto Campos, do Affonso Arinos e mais 15 desse quilate? Porque se a categoria dos novos 18 estiver na média da composição atual pode dar uma sensação de frustração, não? Vai que eles só falem na tribuna o que o sistema permitir? O eleitorado pode ficar com a impressão de que só aumentou o drama.
Outra medida que vai merecer urgência urgentíssima é a anulação de tudo que a Câmara decidiu nas últimas décadas. Se o motivo da expansão agora é a atualização da representação de acordo com o censo, e essas 513 cadeiras estão aí há um tempão — e a população nunca deixou de crescer e se redistribuir —, então estava tudo errado. I do PC, impeachment do Collor, emenda da reeleição, I dos Correios, impeachment da Dilma, reforma da Previdência… Pode anular tudo, que a representação estava desatualizada. E os mensaleiros vão ter que redividir a grana, de acordo com o censo. E o bom senso.
O mais interessante é que deputados do PL votaram a favor do puxadinho. O liberalismo do Partido Liberal não resistiu à proposta de aumento da máquina estatal. Devem ter pedido a eles com jeitinho. Aí a pessoa fica sem jeito de contrariar mesmo.

O país com um déficit crescente que deteriora as contas públicas e faz a inflação estourar a meta — e os liberais de oposição dando uma forcinha pro aumento do prejuízo. Deve ser a tal da consciência de classe.
Enfim, parabéns a todos os grandes brasileiros que tiveram a coragem de entrar para a história inchando um Poder decadente e esfaqueando o contribuinte num momento de penúria. Mas não vão se acanhar agora! Precisamos de mais vereadores, mais senadores e pelo menos mais dois presidentes da República (e duas primeiras-damas), porque está mais do que claro, segundo o censo, que um só não dá conta de todos os banquetes mundo afora.
Vamos com tudo, rapaziada, que ninguém tá vendo.
Leia também “O INSS e o amor”
A Cãmara dos Deputados, ciosa de sua atual imagem de decadencia institucional, moral e ética, aprova uma lei que reforçará essa imagem em todo o país! Viva os inúteis mais bem pagos do mundo!
Fiquei horrorizada que deputados do PL, inclusive o deputado Ramagem, que eu votei e fiz toda a minha família votar, inacreditavelmente votou para o aumento dos deputados sanguessugas do povo brasileiro. Eles tinham que lutar justamente para diminuir. Que absurdo.
Políticos tupiniquins se transformaram nos maiores sugadores de recursos do pagador de impostos já visto neste país.
Cada parlamentar tem dezenas, às vezes se aproxima da centena como no caso da Gazela Saltitante que tem 80 assessores em um estado que possui 16 municípios.
Congresso inútil agora inflado, justiça injusta, ladrões dos cofres do Tesouro e das Estatais nunca antes visto na história do Brasil.
Finalmente uma medida que o Congresso toma e o STF não atrapalha. Parabéns aos congressistas. Foi uma ótima sacada! A população almejava desesperadamente este aumento de deputados. Não sei como estávamos vivendo apenas com 513.
DAMAS
Duas primeiras é só reconvocar a Rosemere Noronha Rosemeireconvocar
Político no Brasil desde que eu nasci é pra mentir e roubar. Talvez isso mude agora com a mão de ferro de Alexandre o grande
VERGONHA OS NOSSOS POLÍTICO, DÁ NOJO VER O QUÃO POUCO ELES SE IMPORTAM COM O POVO! AS EXCEÇÕES EXISTEM MAS SÃO POUCAS!
…Capanema.
Estimado Fiuza, faltou citar, dentre outros ressuscitados Milton Campos e Gustavo. Abraço.
Mais 18 pra turma que não vale nada. É como dizem dos presídios, entra meio bandido e sai chefe do tráfico., o