A Prefeitura de Porto Alegre suspendeu a campanha de vacinação contra a dengue. A medida foi anunciada na quarta-feira 23 e ocorreu por causa da falta de novas doses. O Ministério da Saúde, responsável pela aquisição e pela distribuição dos imunizantes, ainda não enviou novos lotes ao município.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação vinha sendo direcionada a jovens entre 10 e 14 anos.
+ Leia mais notícias de Saúde em Oeste
Desde o início da campanha, 20 mil adolescentes receberam a primeira dose, o equivalente a 27,5% do público estimado. Apenas 6,6 mil voltaram para a segunda aplicação, o que representa 9% dos quase 73 mil jovens dessa faixa etária.
Casos am de 4,6 mil e Porto Alegre está em emergência
O avanço da doença levou a prefeitura a decretar situação de emergência na quinta-feira 17. Desde então, mais de 4,6 mil casos de dengue foram confirmados apenas na capital gaúcha. O Rio Grande do Sul já contabiliza seis mortes pela doença, sendo duas vítimas residentes em Porto Alegre.
Como resposta, autoridades locais adotaram medidas emergenciais para conter o surto e melhorar o atendimento. Um hospital de campanha foi instalado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na zona norte da cidade. A estrutura, cedida pelo Ministério da Saúde, funciona 24 horas por dia e atende exclusivamente pacientes com sintomas de dengue.
A incompetência desse desgoverno está matando muita gente.