Avanços científicos trouxeram à tona seis descendentes vivos da família de Leonardo da Vinci. O entendimento é resultado de uma pesquisa de DNA e de árvore genealógica que percorreu quase 700 anos de história e 21 gerações.
+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste
A descoberta resulta do trabalho do Leonardo DNA Project, grupo internacional que lançou recentemente o livro Genìa Da Vinci. Genealogia e genética do DNA de Leonardo. A publicação detalha a linhagem do artista e cientista renascentista até os dias atuais.
O estudo revela que, mesmo sem ter tido filhos, Leonardo da Vinci (1452-1519) teve sua linhagem preservada por meio dos muitos meios-irmãos. Cientistas chegaram a pelo menos 15 descendentes da linha masculina, relacionados ao pai de Leonardo e ao meio-irmão Domenico Benedetto. Desses, seis ainda vivem.
Depois de serem submetidos à análise genética, ficou comprovado que compartilham segmentos idênticos de cromossomo Y, aquele transmitido de pai para filho.
Investigação genética da família de Leonardo da Vinci

Segundo David Caramelli, diretor do projeto e pesquisador da Universidade de Florença, os resultados sugerem que a linhagem masculina dos da Vinci manteve-se geneticamente estável por pelo menos 15 gerações.
Os cientistas também investigaram uma tumba familiar localizada na igreja de Santa Croce, em Vinci, na Itália. Lá, podem estar sepultados o avô de Leonardo, Antonio, o tio sco e outros integrantes da família. Fragmentos ósseos encontrados no local estão sob análise, e um dos espécimes seria compatível com parentes do artista.
Alessandro Vezzosi, coautor do livro, destacou que o “objetivo ao reconstruir a linhagem da família da Vinci até os dias de hoje é possibilitar a pesquisa científica de seu DNA”.
Leia também: “Tecnologia quântica: modo de usar”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 266 da Revista Oeste
“Esperamos entender as raízes biológicas de sua extraordinária acuidade visual, criatividade e, possivelmente, até mesmo aspectos de sua saúde e causas de morte”, afirmou, conforme comunicado do projeto.
O livro também traz novidades sobre a vida de Leonardo, incluindo a identificação de sete residências da família no povoado e castelo de Vinci, além de duas propriedades herdadas por Leonardo de seu tio sco.
Entre ou assine para enviar um comentário. Ou cadastre-se gratuitamente
Você precisa de uma válida para enviar um comentário, faça um upgrade aqui.