Pular para o conteúdo
publicidade
Luiz Inácio Lula da Silva e Janja da Silva participam de cerimônia em Brasília (3/4/2025) | Foto: Reuters/Adriano Machado
Luiz Inácio Lula da Silva e Janja da Silva participam de cerimônia em Brasília (3/4/2025) | Foto: Reuters/Adriano Machado
Edição 268

Isto ou aquilo

O PT e seus parceiros agrupam dois tipos: os incapazes e os capazes de tudo

Augusto Nunes
-

Lula é muito mais que o principal dirigente do partido que, no primeiro quarto do século 21, controlou o governo federal por mais de 15 anos. Lula é o condutor sem concorrentes da seita que tem como único deus um criminoso condenado em três instâncias. É o dono do time que atrai qualquer craque adversário com seu poder de sedução. É o técnico que escala quem lhe der na telha. É o capitão que orienta os inexperientes. É o camisa 10 que bate todos os pênaltis, cobra todas as faltas e, nas horas difíceis, também cuida dos arremessos laterais. Todos os triunfos e acertos devem ser creditados, portanto, ao mestre que nunca erra, jamais se engana. No universo paralelo em que envelhecem, os discípulos seguem convencidos de que, se algo dá errado, a culpa é dos outros.

Eleito com o apoio militante do Poder Judiciário, Lula juntou centenas de fiéis em Brasília para a elaboração do programa de governo. Terminada a pajelança, não se produzira um só parágrafo que prestasse. Em contrapartida, ficaram mais viçosas velhas ideias de jerico. Por exemplo, presentear o MST com um Ministério do Desenvolvimento Agrário e hostilizar o Ministério da Agricultura porque, segundo Lula, “o agro é fascista”. Ou engordar o mastodonte burocrático, agora com 39 ministérios. A montagem do primeiro escalão, aliás, informa que Lula anda cada vez mais Biden, mas não esqueceu que o primeiro mandamento de um genuíno populista é impedir o crescimento de possíveis herdeiros. É o que o chefão tem feito desde a fundação do PT, em 1980.

Lula
Lula | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Para evitar que algum companheiro em ascensão desconfie que, como acontece a todos, um dia a divindade sairá de cena, Lula muda a posição e o modo de jogar de eventuais sucessores. Foi o que fez nos dois primeiros governos e nos cinco anos e meio em que exerceu o poder com o codinome Dilma Rousseff. É o que tem feito desde a eleição de 2022. Se Aloizio Mercadante capricha na pose de grande economista, vira ministro da Educação ou chefe da Casa Civil, como ocorreu no governo interrompido pelo impeachment. Fernando Haddad começa a acreditar que nasceu para esperar no Ministério da Educação a mudança no trono? Que espere sentado no Ministério da Fazenda, tentando decifrar o que significa exatamente essa coisa que lhe ordenaram batizar de “arcabouço fiscal”.

Os ministérios restantes são usados pelo primeiro analfabeto funcional a presidir o país para ampliar as sempre raquíticas bancadas governistas no Congresso. Logo depois da chegada ao Planalto, Lula imaginou que resolveria o problema fechando negócio com uma fatia dos 300 picaretas que conhecera nos tempos de deputado federal. Má ideia. O escândalo do Mensalão deu cadeia, implodiu o templo das vestais simulado pelo PT e eternizou na testa da sigla o estigma irremovível. A transformação de ministério em moeda de troca ainda está na fase de testes. Mesmo parlamentares sensíveis ao vidaço de ministro acham perigoso demais apoiar o pior governo de todos os tempos.

Aloizio Mercadante, presidente do BNDES | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Aloizio Mercadante, presidente do BNDES | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A inflação sobe, os juros não caem, Lula vive adiando a chegada da picanha e da cervejinha, transfere para o próximo dezembro a “colheta” prometida para o anterior, mantém relações incestuosas com o Supremo Tribunal Federal e, pior que tudo, pode reprisar em 2026 o naufrágio ocorrido nas eleições municipais. De agem pelo país, Lula reuniu o Ministério para cobrar o que chamou de “entregas”. Cada um dos presentes deveria resumir em cinco minutos pelo menos cinco promessas cumpridas pelo governo. O que se ouviu caberia em cinco minutos.

O Ministério do momento talvez seja mais bisonho que o bando de bestas quadradas que ajudaram Dilma a desgovernar o Brasil. É uma proeza e tanto, confirma a evocação de duas figuras. Primeiro ministro do Turismo nomeado pela sucessora de Lula, o deputado maranhense Pedro Novais começou a montagem dos planos para atrair visitantes antes mesmo da posse. Em dezembro de 2010, decidido a conhecer de perto esse gênero de estabelecimento de alta rotatividade, Novais promoveu uma festança no melhor motel do Maranhão — e pagou a conta com parte da verba destinada a “atividades parlamentares”. Ficou quase dez meses no emprego.

Último dos três ministros do Turismo nomeados por Dilma, o ex-deputado gaúcho Alessandro Teixeira invadiu o noticiário pelo caminho oposto. Teixeira não ou de três semanas. Bastou-lhe o primeiro dia útil para reduzir a noitada do concorrente nordestino a coisa de provinciano pouco imaginoso. “Sem compromissos oficiais”, informou a anotação com letras graúdas na página da agenda reservada às atividades daquele 25 de abril de 2016 que encerrara outro superferiadão. Ao lado da mulher, Milena Santos, o ministro foi para o gabinete onde cumpririam juntos a missão: produzir em dupla uma sequência de beijos, carícias, afagos e arroubos que comporiam um ensaio fotográfico. Publicado por Milena nas redes sociais, o ensaio viralizou em poucos minutos.

Alessandro Teixeira, ex-ministro do Turismo, e sua mulher, a Miss Bumbum Miami 2003 Milena Santos, no ensaio fotográfico feito dentro do gabinete ministerial | Foto: Reprodução

Teixeira esforçou-se para parecer irritado com o que qualificou de “divulgação da intimidade do casal”. O aparente desconforto do marido colidiu com o tamanho do sorriso de Milena, que esbanjou entusiasmo em entrevistas e conversas com desconhecidos. Contou, por exemplo, que foi Miss Bumbum Miami-2013. Também revelou que o aquecimento para a performance erótica começara dois dias antes, com um ensaio ainda mais sensual emoldurado pelas reentrâncias e saliências do prédio do Congresso. Trajava apenas uma diminuta calcinha branca e uma faixa com as cores da bandeira do Brasil.

“Agora sou primeira-dama do Ministério do Turismo”, comunicou, exibindo um punhado de fotos em que aparecia abraçando e beijando Lula. “Foi em 2013”, recordou. “Esperei quase sete horas para conseguir me aproximar dele. Estou eufórica até agora. Minha vida mudou.” Para melhor, claro. É muito bom estagiar no primeiro escalão, mesmo que por tão pouco tempo. Teixeira, por exemplo, continuou a receber o salário integral de ministro pelos seis meses seguintes. Essa é a quarentena fixada pelo Conselho de Ética da Presidência para detentores de “informações estratégicas para o país” momentaneamente desempregados.

O governo Lula 3 tem 39 ministérios. E tem Janja, que pelo critério da milhagem vale mais meia dúzia. Nenhuma mulher de presidente fez tantas viagens na história do Brasil. Neste ano, está dez dias à frente de Lula. É uma façanha de impressionar herói olímpico. O problema é que os eios de Janja são financiados pelos pagadores de impostos. Como serão bancados por nós os golpes bilionários aplicados nas catacumbas do INSS.

A turma no governo se divide em dois tipos: os incapazes e os capazes de tudo.

janja paris
Janja diz ter ‘representado’ o Brasil no lugar de Lula | Foto: Reprodução/Twitter/X

Leia também “Faltou pouco”

33 comentários
  1. Antônio Celso Pantuza
    Antônio Celso Pantuza

    Comentar atitudes de bandidos dessa natureza dá vômito. Nem mesmo as pragas de gafanhotos são capazes de tanta desgraça. Temos de tudo a arruinar o país: melancias, corruptos,puta e ladrões de todos os calibres.

  2. SANIA MARA GUADANINI PEREIRA
    SANIA MARA GUADANINI PEREIRA

    Grande Augusto Nunes!

  3. Gilson Herz
    Gilson Herz

    Parabéns Augusto Nunes. Por isso que cada centavo investido na Revista Oeste, vale a pena.

  4. Fernando Sá Freire de Pinho Junior
    Fernando Sá Freire de Pinho Junior

    O mestre sempre se superando no seus textos.

  5. Fernando Sá Freire de Pinho Junior
    Fernando Sá Freire de Pinho Junior

    O mestre sempre se superando no seus textos.

  6. Fernando Sá Freire de Pinho Junior
    Fernando Sá Freire de Pinho Junior

    O mestre sempre se superando no seus textos.

  7. Oswaldo Galvão Carvalho
    Oswaldo Galvão Carvalho

    parabéns Augusto Nunes.
    poucos jornalistas são capazes de falar tão diretamente deste assunto.
    estamos à deriva com esse molusco e sua janja à testa da istração pública.
    essa conta ficará, ainda, muito maior.
    é só aguardar.
    Pobre e Podre Brasil.

  8. Dirce Aguiar
    Dirce Aguiar

    Corrigindo: “ os beneficiários são sempre os mesmos”

  9. Dirce Aguiar
    Dirce Aguiar

    🟥 A seita politica-ideológica divide os fieis do PT em:

    “A turma no governo se divide em dois tipos: os incapazes e os capazes de tudo”.

    Na “turma dos incapazes” se encontra o povo, os enganados, os explorados, oprimidos e escravizados por essa seita chamada PT.

    Na turma dos capazes de tudo se encontra a corja de representantes públicos (civis, políticos, militares, magistrados e religiosos) que ajudam a saquear os cofres públicos e que assaltam o povo através dos roubos do INSS, dos altos impostos e taxas ……

    Os beneficias são sempre os mesmos, “os capazes de tudo”, capazes de burlar leis, matar, chorar em cima do cadáver, mentir, roubar, dizer que não sabiam de nada e ainda por a culpa no seu principal opositor politico @jairbolsonaro .

  10. Walter Bianchi
    Walter Bianchi

    É o circo Brasil, onde o público é o burro de carga, o palhaço que ri, bate palmas e faz todo o trabalho de montar e desmontar o picadeiro, entre uma temporada e outra.

  11. Neiva Pereira
    Neiva Pereira

    Acho que os “capazes de tudo” formam a maioria.

  12. Maria Fernanda Ometto Rolim
    Maria Fernanda Ometto Rolim

    O vazamento da conversa de Janja sobre o TikTok deve ter sido proposital para reforçarem a regulação das redes. Provavelmente ninguém melhor do que os chineses para regular redes… já ficou acordado que enviaram alguém para discutir o assunto. Ou seja missão cumprida.

  13. Mércia Mary Diniz Gusmão
    Mércia Mary Diniz Gusmão

    Excelente comentário de nosso MESTRE AUGUSTO NUNES, mostrando os fatos com eles são, só a verdade,parabéns AUGUSTO NUNES.

  14. Mércia Mary Diniz Gusmão
    Mércia Mary Diniz Gusmão

    Excelente comentário de nosso MESTRE AUGUSTO NUNES, mostrando os fatos com eles são, só a verdade,parabéns AUGUSTO NUNES.

  15. Luiz Claudio Pimenta
    Luiz Claudio Pimenta

    Que tristeza. A nova geração como irá conviver com tudo isso? Estará pior.

  16. Jose Breno Cruz Bezerra
    Jose Breno Cruz Bezerra

    Porque não posso escutar? A mensagem é longa

  17. Candido Andre Sampaio Toledo Cabral
    Candido Andre Sampaio Toledo Cabral

    Brilhante, Augusto Nunes.
    Será que Fernando Haddad já conseguiu decifrar o ”arcabouço fiscal”!?

  18. Manfredo Rosa
    Manfredo Rosa

    Pois é. Trinta e nove, ou incapazes, ou capazes de tudo. Já pensaram. Fica difícil, se nào impossível resolver qualquer assunto tendo antes que escutar a opinião de uma combinaçào “n” a “n” ( sendo “n” nunca menor que uns sete) desses trinta e nove incapazes ouncapazes de tudo. Fora os outros penduricalhos lá fora, nos outros cantos da praça.

  19. Maria Luiza Werneck
    Maria Luiza Werneck

    Excelente! Augusto Nunes lava nossa alma!
    Até quando vamos ter que aturar esse desgoverno ladrão! Está conseguindo transformar o Brasil numa Venezuela, com a ajuda escancarada e desenvergonhada do ditador psicopata!

  20. Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva
    Luzia Helena Lacerda Nunes Da Silva

    Texto mais que perfeito para tratar de uma cambada de larápios e idiotas.

  21. Marcus Borelli
    Marcus Borelli

    “O que mais me preocupa não é o barulho dos maus mas sim o silêncio dos bons”.
    Martin Luther King Jr.

  22. José Pedro Scatena
    José Pedro Scatena

    Quantas toneladas de células ce US$ cabem no FAB1, meio favotito de transporte da Primeira… vá lá, Dama? Certamente muitas. Por outro lado, aonde foram parar os bilhões de reais, convertidos em verdinhas, surrupiados do velhinhos aposentados? A coincidência das datas de viagens, em aviões lotados com a bagagem da solitária primeira companheira, com a coleta dos bilhões e os destinos escolhidos, permitem ilações espantosas. Mas nada será averiguado, noticiado ou punido. Não há mais Instituições de verdade funcionando no Brasil. O Mestre Infernal está com tudo dominado.

  23. Ana Kazan
    Ana Kazan

    Augusto excepcional!

  24. EDUARDO SILINGARDI LOPES
    EDUARDO SILINGARDI LOPES

    LULA INÚTIL E MAU CARÁTER LADRÃO

  25. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Augusto Nunes sempre esplêndido. Lula foi descondenado por Fachin por causa do CEP. Alexandre encarregou-se de entregar os números favoráveis na eleição de 2022.
    José Dirceu declarou que o PT iria tomar o poder que é diferente de ganhar a eleição.
    Geraldo afirmou que o descondenado queria retornar à cena do crime e o fez com apoio do STF acompanhado com reforço do próprio Geraldo.
    Alcolumbre e Motta permanecem em silêncio profundo diante de tantas demandas que o país apresenta e devem ser decididas pelo Congresso a população fica abandonada à própria sorte.

  26. Salecio rossatto
    Salecio rossatto

    Gostaria de viver para ver alguns desses canalhas cafajestes na cadeia a como Gostaria.

  27. Erasmo Silvestre da Silva
    Erasmo Silvestre da Silva

    Eles tomaram o Estado brasileiro para si e estão raspando tudo que entra no erário. É pegar todos que entraram no primeiro governo em 2003 colocar todos na cadeia que é o lugar de ladrões, o STF e TSE fraudaram as eleições em 2022 todos pra cadeia e os melancias fuzilamento

  28. Celso Ricardo Kfouri Caetano
    Celso Ricardo Kfouri Caetano

    Augusto Nunes dispensa comentários. Ao lado de outros jornalistas sérios e competentes como Guzzo, Ana Paula Henkel, Navarro e outros mais, adicionam o animo que precisamos ter para resistir e vencer o imbróglio imposto pelo governo petista em todos os sentidos: econômico, social, estrutural e dai vai, afora a corrupção, eixo que faz parte central dessa governança….haja paciência.

  29. Luiz Antônio Alves
    Luiz Antônio Alves

    A revista está cheia de veneráveis. Existe algum instituto que faça pesqiusa sobre o que o povo brasileiro pensa sobre se aceita o comunisto e o alinhamento do governo a países comunistas e ditatoriais?

  30. MNJM
    MNJM

    Mestre Augusto texto brilhante. Impecável.

  31. Maria de Lourdes c m Ferreira
    Maria de Lourdes c m Ferreira

    Nesta edição, nosso mestre Augusto Nunes se superou , há muito tempo não ouço uma frase tão atual : O PT e seus parceiros agrupam 2 grupos , os incapazes e os capazes de tudo .
    Fantástico !

  32. Carlos Antônio de Carvalho
    Carlos Antônio de Carvalho

    Gostei: a turma dos incapazes e os capazes de tudo. O Brasil só vai melhorar o dia que correr sangue Assim penso

    1. Carlos Perktold
      Carlos Perktold

      Bravissímo Carlos Antônio de Carvalho, mostre-me um único país grande no mundo que não ou por correr sangue entre irmãos. Precisamos de um 14 de julho rapidamente.

Anterior:
Carta ao Leitor — Edição 268
Próximo:
Um roubo por dia
Newsletter

Seja o primeiro a saber sobre notícias, acontecimentos e eventos semanais no seu e-mail.